Voz do MS

Brasil

Aena finalmente começa obras para instalar fingers em Campo Grande

jornalismo@vozdoms.com.br

Apesar do atraso, empresa espanhola mantém previsão para concluir os trabalhos até junho do próximo ano, conforme determina o contrato de concessão

Um ano e meio depois de assumir a administração do aeroporto internacional de Campo Grande, a empresa espanhola Aena finalmente está começando as obras que possibilitarão a instalação de três finges e garantir mais conforto no embarque e desembarque de passageiros, principalmente em dias chuvosos. 

A previsão inicial era de que as obras tivessem início ainda no segundo semestre do ano passado, mas, apesar do atraso, a empresa garante que o prazo para conclusão das melhorias está mantido.

A estatal espanhola assumiu o aeroporto em meados de outubro de 2023 e em março do ano passado informou que as obras começariam no segundo semestre de 2024. 

Em nota enviada ao Correio do Estado, a Aena informu que “a previsão para entrega das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Campo Grande está mantida para junho de 2026.”

Ou seja, o grupo espanhol tem apenas 13 meses para instalação de um segundo piso nos setores de embarque e desembarque e instalação das plataformas de entrada e saída de aeronaves. 

Ainda segunda essa nota, “a Aena aguardava a emissão, por parte das autoridades públicas competentes, de todas as licenças necessárias para o início dos trabalhos. Com as licenças emitidas, os canteiros de obras já começaram a ser instalados para que as obras sejam iniciadas, sem qualquer alteração no prazo de entrega”. 

Oa fingers, previstos pela legislação brasileira em todos os aerportos com mais de um milhão de passageiros por ano, são esperados há anos pela população que utiliza o terminal na Capital e a obra é uma das exigências do contrato de concessão. Pelo menos 70% dos embarque e desembarques terão de ser feito por meio destas plataformas. 

A partir da instalação das pontes, os embarques e desembarques tenderão a ser mais lentos, pois atualmente a entrada e saída nas aeronaves é feita por duas escadas. Depois da instalação dos fingers, todos  entrarão e sairão da aeronave apenas pela porta dianteira. 

MAIS VAGAS
Além da construção do segundo piso e da instalação das pontes de embarque e desembarque, também está prevista a reforma do pátio de aeronaves, que terá capacidade para até 11 aeronaves ao mesmo tempo, e ampliação do estacionamento para veículos de passeio em frente ao terminal. 

Com a reforma, o aeroporto deve atingir a capacidade para até 2,6 milhões de passageiros por ano, além de preparar o terminal para receber voos internacionais.

Depois dos investimentos, o terminal de passageiros passará de 10 mil para 12 mil metros quadrados. Também existe a previsão de cinco portões de embarque. 

Depois que a Aena assumiu o serviço, já ativou uma segunda esteira para devolução de bagagens e ativou equipamentos de ar-condicionado em todas as dependências do aeroporto, já que em outubro de 2023, quando assumiu, as obras de reforma e ampliação estavam inacabadas. 

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias