Voz do MS

Geral

Volvo lança o XC60 a diesel no Brasil

Redação

[Via Correio do Estado]

A Volvo Cars apresentou em um evento regional o mais novo lançamento para linha 2019 de seu utilitário esportivo mais vendido na história, o XC60 D5.

Com a motorização a diesel em duas versões de acabamento, Momentum e Inscription, a fabricante sueca reforça seu posicionamento no segmento e aumenta a gama do modelo, que na região Centro-Oeste apresentou crescimento de 56,3% nas vendas, de janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2017.

D5 Drive-E, um avançado propulsor diesel

O XC60 D5 é equipado com um motor biturbo de 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de 235 hp é também acompanhada de muita força: são 48 kgfm de torque máximo, 37% maior do que o motor T5 a gasolina. A Versão diesel faz de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.

A modernidade do D5 Drive-E reflete-se na solução tecnológica pioneira da marca para eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um forte desempenho no arranque do modelo por meio de um sistema de ar comprimido.

O equipamento atua com um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, comprime-o para armazená-lo num depósito. Ao pressionar o acelerador com o automóvel parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros, em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência cria justamente a reação instantânea do motor. O ar no depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador.

O utilitário esportivo da Volvo conta com transmissão automática de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

Interior sofisticado

Os bancos são revestidos com couro, têm regulagem elétrica e suporte lombar. A versão Inscription vem com couro perfurado e ventilação. Os assentos dianteiros têm suporte lateral e apoio elétricos para as pernas, ajuste com memória para o banco do passageiro e painel de bordo com revestimento.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas acrescenta mais sofisticação e luxo para o SUV. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo. O XC60 D5 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".

O utilitário esportivo chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de nível superior do modelo.

Sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração, o modelo oferece controle absoluto ao motorista também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção:

Eco: privilegia economia de combustível;
Confort: prioriza suavidade nas reações do veículo;
Off-road: para transitar em estradas de terra;
Dynamic: para uma condução mais esportiva;
Individual: customiza a configuração.

Tecnologias de conforto e segurança

O XC60 D5 é equipado com o inovador City Safety de segunda geração, que inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O sistema City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

Presente na versão Inscription, outros dois recursos inovadores avançam para a segurança exemplar do veículo:

Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O SUV também disponibiliza como itens de série assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, além da direção semiautônoma (Pilot Assist), que atua até 130 km/h. A versão Inscription acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.

Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free na versão Inscription).

O XC60 D5 Momentum parte de R$ 275.950 e a versão D5 Inscription de R$ 289.950.

Impressões ao dirigir 

O teste drive foi longo: 400 quilômetros em apenas uma tarde. O que é muito bom, pois assim pudemos realmente testar e sentir melhor o carro.

Saímos de Brasília em três pessoas rumo a Goiânia dentro do Volvo XC60 D5 versão Monentum, os primeiros 100 km foiram feitos por um,; os outros 100 km por outro e o mais sortudo fez os 200 quilômetros da volta que, neste caso, foi eu.

Confesso que estava muito confortável como passageiro no SUVzão, até porque não é todo dia que se anda em um dos carros mais seguros do mundo. Eu realmente estava muito bem no banco de trás, até sentir falta de uma saída USB para carregar o telefone. Para quem vai atrás, há somente uma saída 12v, e por estarmos falando de um carro de R$275.950, notei que não tem também o comando do ar condicionado.

Em breve, será aberta uma concessionária Volvo em Campo Grande e valerá a pena conferir os modelos da marca. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais como @correioestado e @correioveiculos

Comentários

Últimas notícias