Voz do MS

Curiosidades

Você sabe qual o significado da ‘Quarta-feira de Cinzas’ para os católicos?

jornalismo@vozdoms.com.br

Uma tradição muito comum e antiga entre os católicos é a Quarta-feira de Cinzas, a data é subsequente ao período de Carnaval no Brasil e costuma atrair dezenas de pessoas aos inúmeros templos católicas existentes na cultura nacional.

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser chamada de Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.

Carregada de simbolismo, é comum durante a celebração ocorrer a distribuição das famosas cinzas. O mais habitual é que padre (celebrante) marque com um sinal da cruz a testa de cada cristão utilizando as cinzas, representando o dever da conversão e da mudança de vida.

De maneira mais detalha a tradicional e popular celebração religiosa acontece da seguinte forma: As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Muitos acreditam que a data tenha ligação com o Carnaval, já que o rito procede as festividades, e que o ato seria uma forma de ganhar absolvição dos “pecados” que podem ter sido cometido durante a folia. Porém, é valido alertar , que isso não passa de um mito criado pelos danadinhos que não perdoam o carnaval e aprontam muito.

A origem esta ligada puramente a religião , sendo o momento indicado como o primeiro dos 40 dias da Quaresma que fica compreendida entre essa terça-feira e a sexta-feira Santa, que antecede a Páscoa.

A quaresma faz ainda uma analogia ao período em que Jesus Cristo passou pelos sacrifícios do deserto. Ainda na Quart de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne vermelha. Esta tradição já existe há muitos anos tendo como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Quarta-feira de cinzas não é feriado

Conforme a legislação federal, a Quarta-feira de Cinzas não é considerado um feriado nacional oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais optam pelo não funcionamento, mesmo tendo autorização para abrir. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.

Via Enfoque MS

Comentários

Últimas notícias