Voz do MS

Educação

Universidade investirá R$ 10 milhões em projetos de pesquisa científica

Redação

[Via Correio do Estado]

Mais de R$ 10 milhões devem ser investidos em projetos científicos mantidos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) neste ano. Conforme a universidade, a pesquisa é uma das principais áreas da instituição e, atualmente, há cerca de 400 acadêmicos participando do Programa de Iniciação Científica (Pibic).

As pesquisas ocorrem em diferentes áreas, como estudos em questões ligadas à saúde mental, novos fármacos, equipamentos, impactos de políticas públicas em comunidades e na educação, melhoria na agropecuária e setores produtivos, entre outros.

Os resultados da ciência na instituição são aumento de patentes e transferência de tecnologia e as empresas incubadas. “O número de patentes só cresce, assim como a quantidade de empresas e universidades nacionais e internacionais que nos procutam para parcerias”, dise o pró-reitor de pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, afirma que o desenvolvimento regional é perceptível no campo da pesquisa. “Seja na área da educação, do desenvolvimento local, da saúde e tantas outras às quais os nossos programas estão ligados”, destacou.

A pesquisa na UCDB está dividida entre os programas Stricto Sensu, o Programa de Iniciação Científica (Pibic) e bolsas de pesquisadores.

O docente recebe pelas horas de aula que leciona e, além dessa carga horária, tem bolsas, oferecidas em editais abertos a todos os professores, para que se dediquem aos seus projetos. Eles também recebem apoio para que saiam para mestrado e doutorado com bolsas, apoio na publicação científica e na participação em eventos científicos para apresentações de trabalhos aceitos.

Comentários

Últimas notícias