Voz do MS

Educação

UEMS vai oferecer dois cursos de especialização de segurança pública

Redação

Campo Grande (MS) – Um convênio assinado na quarta-feira (21) entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai proporcionar dois cursos de pós-graduação para oficiais da Polícia Militar.

O primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento Institucional e Liderança será destinado a Majores e Tenentes; já o segundo será de pós-graduação lato sensu em Ciências Policiais e Gestão em Segurança que atenderá aos capitães. Cada curso oferecerá 40 vagas e na unidade da UEMS em Campo Grande.

Para o reitor da UEMS, professor doutor Fábio Edir Santos Costa é uma honra para Universidade realizar o curso e desta maneira estar servindo à sociedade. “Quem ganha com esse convênio é a população que com certeza terá uma polícia mais preparada e qualificada”, afirmou Fabio Edir.

O diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine explicou que a articulação e a gestão do convênio foram realizadas pela Fundação. “Nosso objetivo é colocar a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação a disposição da Segurança Pública do Estado, através de convênios como este”, enfatizou Turine.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa afirmou estar muito satisfeito com a parceria com a UEMS, que já proporcionou a realização do curso de pós-graduação lato-sensu em Segurança Pública com Ênfase em Políticas Estratégicas e Alto Comando, que está em andamento. “Essa parceria é um avanço muito importante. Historicamente quando nossos policiais recebiam capacitação, eles tinham que abandonar o estado. Hoje estamos tendo a oportunidade de formar nossos policiais em nosso estado”, explicou José Carlos Barbosa, que ainda completou: “Se temos um centro de formação de excelência em nosso estado, como é a UEMS, porque não compartilharmos para capacitação de nossa corporação?”

Outras parcerias

Durante a assinatura o convênio, o reitor da UEMS, professor Fábio Edir Santos Costa adiantou que até o final do ano será assinado um novo convênio com a Sejusp para criação de um curso de linguística para oficias da Polícia Militar.

Outra proposta da Universidade é a criação de uma Escola de Formação de Oficiais em Mato Grosso do Sul, onde seriam capacitados soldados e sargentos, com curso tecnológico em Segurança Pública. “Esse curso já está aprovado em nossos colegiados e temos a possibilidade de colocá-lo em prática, reafirmando nosso compromisso com a sociedade sul-mato-grossense e colocando a nossa Universidade a disposição da qualificação da Policia Militar”, enfatizou Fabio Edir.

Estavam presentes na assinatura do convênio o comandante da PM, Coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, o subcomandante Geral da PM, coronel Francisco Assis Ovelar, o secretário adjunto da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira, o superintendente de Segurança Pública, Coronel Deusdete Oliveira Filho, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, Tenente Coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, o presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS (AOFMS), coronel Alírio Villasanti Romero, o Pró Reitor de Administração e Planejamento da UEMS, Márcio de Araujo Pereira e o coordenador dos cursos que serão oferecidos pela UEMS, professor doutor Wander Matos Aguiar.

Os editais com as informações sobre os cursos de pós-graduação em Planejamento Institucional e Liderança e em Ciências Policiais e Gestão em Segurança serão publicados na próxima semana, no Portal da UEMS.

Comentários

Últimas notícias