Voz do MS

Economia

Supermercados projetam crescimento de 3,5% neste ano

Redação

[Via Correio do Estado]

O setor supermercadista registrou crescimento de 3,39% até agosto deste ano, de acordo com o índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em Mato Grosso do Sul, a estimativa dos supermercadistas é que o setor apresente crescimento de 3,5%  em comparação com o ano anterior.

O presidente Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), Edmilson Verati, acredita que o momento positivo para os supermercados deve se estender até o fim do ano. “Nós podemos dizer que tivemos um ano bom, depois de três ou quatro anos, ruins. Estamos acumulando, até o momento, um crescimento de 3%. A nossa expectativa é que o setor venda até 3,5% a mais em relação ao ano anterior. Tanto nas vendas gerais e também no período das festas de fim de ano”.

Ainda de acordo com o representante da associação, o Estado mostra recuperação com a abertura de novas unidades. “Estão abrindo várias lojas no Estado, tanto na Capital quanto no interior temos novas lojas. Sempre tem fechamento e abertura de unidades, é uma questão normal da iniciativa privada, muitos ficam no caminho devido a dificuldades não superadas”, disse Verati.

Dados da Associação Brasileira de Supermercados apontam que os empresários estão mais otimistas, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. Após uma queda, o indicador voltou a apresentar crescimento. A pesquisa registrou 55,6 pontos (numa escala de 0 a 100) em agosto, na última avaliação, divulgada em junho, o índice estava em 54,9 pontos.  O principal motivo citado pelos supermercadistas é a economia, que aos poucos tem mostrado sinais de recuperação.

Segundo o presidente da AMAS, os índices de confiança do consumidor e do empresário impulsionam o setor. “Com o consumidor com a expectativa mais positiva e comprando mais, isso acaba refletindo na confiança do empresário também. Conforme o cliente compra mais, o empresário percebe essa reação do setor”, analisou Verati.

VAREJO NACIONAL

De janeiro a agosto, o setor supermercadista registrou 3,39% de crescimento real, conforme o índice Nacional de Vendas da ABRAS é o maior resultado acumulado no período desde 2014. Em agosto, as vendas registraram alta de 4,25% na comparação com o mês de julho e crescimento de 7,10% em relação ao mesmo mês de 2018.

Segundo o representante da ABRAS, mesmo com o acumulado ultrapassando os 3% de crescimento previstos pela entidade nacional para o setor em 2019, é preciso cautela em relação a uma nova projeção de vendas.

“Após uma recessão prolongada, indicadores econômicos positivos são sempre um motivo para se comemorar. Embora as contratações formais tenham apresentado crescimento, infelizmente, a taxa de desemprego continua elevada, uma parte da população segue endividada, e a recuperação ainda está aquém do ideal, o que faz o consumidor ponderar seus gastos. Mas as nossas expectativas são boas para o final do ano, e os próximos meses serão decisivos para o setor supermercadista”, ponderou Sanzovo Neto.

Comentários

Últimas notícias