Voz do MS

Geral

Série de fotos sobre queimadas no Pantanal é vencedora de prêmio mundial

Redação
Os registros feitos por Lalo de Almeida, venceu o World Press Photo

A série de fotos intitulada “Pantanal em Chamas” mostra a devastação das queimadas no Pantanal em 2020 do fotógrafo da Folha de São Paulo, Lalo de Almeida, ganhou a categoria Meio Ambiente do World Press Photo, a mais prestigiosa premiação de fotojornalismo do mundo.

Lalo cobriu ao longo dos meses do ano de 2020 o cenário de destruição do Pantanal, registrando os esforços de das forças de segurança que buscavam conter a catástrofe, bem como animais vítimas das chamas.

A imagem de um macaco carbonizado ajoelhado em uma fazenda na Serra do Amolar, impressiona quem busca entender o que aconteceu com o bioma de 250 mil quilômetros de extensão.

O registro do macaco morto impressiona pela semelhança com a figura humana e pela dificuldade em distinguir a diferença entre o corpo do animal e o cenário em volta dele, também carbonizado.

O fotógrafo contou que esteve no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por quatro vezes para cobrir a tragédia ambiental.  O trabalho de Lalo conta com 10 fotos, que podem ser encontradas no destaque do site worldpressphoto.

Pantanal

Quase um terço da região do Pantanal do Brasil – o maior pântano tropical e pastagens inundadas do mundo, espalhando-se por cerca de 140.000 a 160.000 quilômetros quadrados foi consumido por incêndios ao longo de 2020.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, o número foi triplo de incêndios em 2020 em comparação com 2019.

O Pantanal, é reconhecido pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e é um dos biomas mais importantes do Brasil, está sofrendo a pior seca em quase 50 anos, fazendo com que os incêndios se alastrem descontroladamente.

Via Correio do Estado

 

Comentários

Últimas notícias