Voz do MS

Cultura

Semana começa com novos livros e balé

Redação

[Via Correio do Estado]

O fim de ano termina com a área literária movimentada. Semana passada, uma obra lançada registrou a trajetória do ex-deputado Nelson Trad, do clã de mesmo nome. Hoje, uma escritora com outro sobrenome de peso no Estado lança o primeiro livro e, para acrescentar ainda mais valor aos lançamentos, Guimarães Rocha divulga também nesta semana a segunda edição de uma obra que reúne grandezas literárias.

Hoje é a noite de autógrafos de “Memórias da Chuva” (Life Editora), primeiro livro da escritora Thaïs Martins – filha da poetisa Nelly Martins com o ex-governador Wilson Barbosa Martins.

A obra reúne contos e poemas, elaborados a partir de  vivências pessoais, viagens e experiências acadêmicas como antropóloga e socióloga. “Eu não resolvi escrever um livro, comecei a escrever inspirada pela minha mãe, que era uma escritora festejada, e descobri que é uma experiência muito interessante. Enquanto escreve, você tem um estado quase alterado de consciência, que é a tal da inspiração, e isso me encanta”.

Os temas apresentados na obra são variados, inspirados por histórias vividas por Thaïs, por sua visão crítica e particular do cotidiano e pelas memórias da infância em uma família importante para a história de Mato Grosso do Sul. “A semente desses contos está na minha própria experiência. Eu acho que escrevo em uma vertente que une leitura social da realidade e a visão romântica da menina que retoma suas memórias”, resume a autora. Um de seus contos favoritos entre os que figuram no livro foi escolhido para nomeá-lo, e outro, “A Mulher que Pisa sobreo Mundo e Quebra as Algemas”, será encenado durante o lançamento pela atriz Tatiana de Conto.

ACADEMIA DE LETRAS

Lançada originalmente em 2012, a obra “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Gossense” (Life Editora), de autoria de Guimarães Rocha, volta à mesa de autógrafos no dia 13, em segunda edição revista, melhorada e ampliada, como diz o autor Guimarães Rocha.

O livro analisa e interpreta as obras mais destacadas da literatura de Mato Grosso do Sul, com responsabilidade e método, contribuindo poderosamente para que os autores sejam conhecidos não somente no Estado como além das fronteiras estaduais. “Seis anos se passaram e novos acadêmicos foram eleitos, outros faleceram. Agora, reunimos 71 acadêmicos e lemos a obra da grande maioria, falamos sobre qual berço literário pertence, entre outras observações. Nós temos, por exemplo, o parnasianismo de Geraldo Ramon e Rubenio Marcelo; o modernismo de Raquel Naveira e o neomodernismo de Manoel de Barros”, explica o autor.

Em 359 páginas, a obra traz a vida e obra de cada acadêmico, num resumo consistente e esclarecedor. “Minha expectativa é de que este livro chegue às escolas de Mato Grosso do Sul para que os alunos conheçam nossos escritores, os valores distintos que cada um tem”, diz Guimarães Rocha.

Nomes como Acyr Vaz Guimarães, Arassuay Gomes de Castro, Eduardo Machado Metello, Flora Egídio Thomé, Hélio Serejo, Maria da Glória Sá Rosa, Manoel de Barros, José Barbosa Rodrigues, Abílio Leite de Barros, Antonio João Hugo Rodrigues, entre outros, têm sua vida e talento criativo registrados no livro.

A obra revela o grande amor do autor pela literatura sul-mato-grossense e tem como foco os autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ele faz parte e ocupa a cadeira número quatro, que tem como patrono Joaquim Duarte Murtinho.

Antônio Alves Guimarães, conhecido como Guimarães Rocha, é professor formado e pós-graduado em Letras e autor de 23 livros de poesia, filosofia e história em prosa. Reside em Campo Grande, mas é reconhecido nacionalmente por diversos feitos artístico-literários, entre eles, a apresentação e declamação pública (no Teatro da Universidade Católica Dom Bosco), durante 15 horas ininterruptas, da Coleção Recorde, composta de 15 livros poéticos de sua autoria, feito premiado e reconhecido pelo RankBrasil.

ONDE E QUANDO

“Memórias da Chuva”: livro de Thaïs Martins, que será lançado hoje, no Sesc Morada dos Baís, a partir das 19h30min.

“Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”: obra de Guimarães Rocha, com lançamento dia 13 de dezembro, às 19h30min, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Rua 14 de Julho, 4.653).

DANÇA

Há 20 anos, o Grupo Viver Bem, instalado no Bairro Nova Lima, agregou professores e alunos da região num projeto pela cidadania e qualidade de vida. Lá, crianças de diferentes faixas etárias começavam a ter aulas de balé, inglês e, depois, instrumentos de corda.

São 250 crianças atendidas atualmente e outras centenas que seguiram seu caminho já adultos, todos tendo como referência os ensinamentos recebidos no contraturno da escola pública. E, na noite de hoje, a partir das 19h, no Teatro Glauce Rocha, o espetáculo de balé “Vinte Voltas ao Redor do Sol” contará a trajetória de vida de duas destas crianças, que começaram há 20 anos o aprendizado no espaço Viver Bem e atualmente são professores graduados do local. O evento contará também com apresentação da Orquestra Viver Bem.

No palco, 125 crianças de diferentes faixas etárias se revezarão para contar a história dos irmãos. “Tudo começa quando conhecemos o Viver Bem, a descoberta de várias coisas; depois, a parte com a gente já maior, fazendo aulas de dança em outros lugares; em seguida, quando fomos para a faculdade e nos tornamos professores”, explica Devanir, que hoje também é coordenador pedagógico do espaço.
O evento tem entrada gratuita.

Comentários

Últimas notícias