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Saúde

Secretário de Saúde faz vistoria na UPA da Moreninha

Redação

[Via Correio do Estado]

Após a visita do prefeito Marcos Trad a duas unidades de saúde 24 horas – Tiradentes e Coronel Antonino – na segunda-feira (11) foi a vez do secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela fazer sua própria “fiscalização”. Ontem a tarde (13) ele esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moreninha, e durante a visita conversou com pacientes e servidores para fazer um levantamento das necessidades da unidade.

A vistoria só foi divulgada no site da prefeitura às 18h31 e não foi acompanhada pela imprensa. Com menos alarde do que a visita do prefeito – que foi filmada por pacientes que aguardam atendimento e acabou viralisando nas redes sociais - o secretário não encontrou grandes problemas no local.

A escala médica da UPA estava completa com cinco clínicos fazendo o atendimento e o movimento na unidade estava tranquilo, sendo que até às 16h20 aproximadamente 12 pacientes estavam aguardando atendimento com tempo máximo de espera de 2h.

“O secretário ouviu alguns pacientes e esclareceu que todas as medidas estão sendo tomadas para melhorar e dar mais celeridade no atendimento, com investimento na capacitação profissional e contratação de novos médicos”, diz o texto divulgado pela prefeitura.

SALA DE SITUAÇÃO
Outro meio de fiscalizar o atendimento nas dez unidades de urgência e emergência - UPAs e CRS - da Capital, é por meio da Sala de Situação de Monitoramento implantada no ano passado na Sesau. O acompanhamento é feito pela equipe da Coordenadoria de Urgência (CUR) diariamente, inclusive aos finais de semana.

O objetivo dela é verificar como está o funcionamento nas unidades de atendimento que ficam abertas 24h por dia. “Isso permite que a gente aja de maneira mais rápida. Além disso podemos avaliar a frequência dos profissionais escalados e a quantidade de pacientes para atendimento clínico e pediátrico”, disse Vilela.

O monitoramento inclui o balanço de atendimentos realizados, a quantidade de profissionais envolvidos e episódios que por algum motivo possam comprometer a qualidade do serviço prestado aos pacientes. (Com assessoria)

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