Voz do MS

Esportes

Saymon e Guto encaram dupla de campeão olímpico na China

Redação

[Via Correio do Estado]

O sul-mato-grossense Saymon e o carioca Guto precisam passar por Alison e Álvaro Filho (ES/PB) para buscar uma vaga na fase de grupos da etapa quatro estrelas de Jinjiang, na China, do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Os times brasileiros se enfrentam nesta terça-feira (21) por um único lugar na fase classificatória, pois o número de duplas brasileiras inscritas excedeu o limite de vagas permitidas por nação.

A partida vai marcar o reencontro de Saymon com Álvaro Filho. Juntos, os dois foram campeões do Circuito Brasileiro Open na temporada 2016/2017. O paraibano joga ao lado do campeão olímpico no Rio-2016, Alison, desde março deste ano.

Saymon e Guto vêm de eliminação ainda na repescagem da etapa quatro estrelas de Itapema (SC) do Circuito Mundial de vôlei de praia, finalizada no domingo (19).

Além dos adversários desta terça, os brasileiros Pedro Solberg e Vitor Felipe (RJ/PB), Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF), André e George (ES/PB) partem da fase de grupos no torneio masculino. Os duelos começam na quinta-feira (23).

Entre as mulheres, Ágatha e Duda (PR/SE), Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), Carol Solberg e Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) estão garantidas nos grupos.

Já a sul-mato-grossense Talita e a cearense Taiana disputam o classificatório a partir desta quarta (22). Os confrontos ainda serão definidos.

Na fase de grupos, os times são divididos em oito chaves com quatro parcerias cada. Na primeira rodada, a dupla com melhor ranking dentro de cada grupo joga contra a dupla de pior colocação, e as outras duas intermediárias jogam entre si. Os vencedores das partidas se enfrentam na segunda rodada e quem levar a melhor fica com o primeiro lugar do grupo e a vaga direta para as oitavas de final.

O perdedor fica em segundo lugar e vai para a repescagem. Já as duplas derrotadas na primeira rodada duelam pela terceira colocação. Quem vence vai à repescagem e quem perde está eliminado. Depois, o torneio passa a ser disputado no sistema de eliminatória simples, com repescagem, oitavas, quartas, semifinais e finais.

A etapa de Jinjian conta pontos na corrida olímpica para Tóquio-2020 entre as duplas brasileiras. Conforme os critérios definidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), apenas os eventos de quatro e cinco estrelas, além do Campeonato Mundial, contam na corrida olímpica do Brasil, cada um com peso diferente. As duplas ainda terão uma média dos dez melhores resultados, com a possibilidade de descartar as piores participações.

Comentários

Últimas notícias