Voz do MS

Saúde

Santa Casa funciona com metada da capacidade de salas cirúrgicas hoje

Redação

[Via Correio do Estado]

A Santa Casa de Campo Grande funciona com metade da capacidade de salas cirúrgicas nesta quinta-feira. O hospital tem 16 salas e apenas oito estão operantes hoje. A assessoria de imprensa da unidade informou que estuda utilizar as três salas de cirurgia do setor “Day Clinic”, inaugurado em julho deste ano e destinado prioritariamente para atender pacientes particulares e de planos de saúde, e ainda as cinco salas de cirurgia da Unidade do Trauma.

O setor que começou a receber pacientes no dia 10 de setembro, ainda não está completamente ativado. Apenas parte dos leitos para internação, que são de enfermaria e também de isolamento, estão funcionando. O hospital não informou quantos pacientes passaram pela unidade desde o início das atividades no local e a quantidade de doentes internados ali atualmente.

Porém, o funcionamento das oito salas de cirurgia ainda não está confirmado e seria apens uma medida de contingência para que o atendimento não seja prejudicado. Até agora 58 cirurgias eletivas, que não são de emergência, foram suspensas.

No centro cirúrgico da Santa Casa o estrago foi grande,  as calhas não suportaram a intensidade da chuva e atingiram a ala principal.

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) funciona sem prejuízo em cirurgias e outros procedimentos. O setor administrativo ficou sem luz por aproximadamente 1 hora ontem, mas voltou a funcionar normalmente em seguida - inicialmente a informação era de que o local ficou sem luz por 3 horas, o que não se confirmou.

Quartos, enfermaria, centro cirúrgico e outros setores médicos foram abastecidos pelos geradores e não houve suspensão ou cancelamento dos atendimentos.

Comentários

Últimas notícias