Voz do MS

Turismo

Reaberta a turistas brasileiros, Argentina é destino perfeito para admiradores de cultura, de história e de vinho

Redação

Um dos destinos preferidos dos brasileiros na América do Sul anunciou que vai reabrir as fronteiras. A Argentina pretende receber turistas provenientes de países vizinhos já em outubro. 

Por enquanto, todos os imunizantes brasileiros serão aceitos pelo país, e quem não tiver se vacinado deverá realizar um período de quarentena. Ao lado da Argentina, já estão aceitando turistas brasileiros Peru, Chile, Equador, Venezuela e Colômbia.

Vacinas à parte, a Argentina é sempre um destino certo para quem gosta de vinho e de atrações culturais, históricas e naturais. Localizada na América do Sul, tem uma área extensa que abrange montanhas dos Andes, lagos glaciais e pradarias dos pampas, ocupadas tradicionalmente por seu famoso gado.

A capital cosmopolita, Buenos Aires, tem como centro a Praça de Maio, cercada por edifícios imponentes do século 19, como a Casa Rosada.

O vinho local também é famoso, não é à toa que a Zuccardi Valle de Uco foi eleita a melhor vinícola do mundo pela terceira vez no World’s Best Vineyards 2021, que analisou uma lista com 50 estabelecimentos. O ranking foi elaborado por 500 jurados, que levaram em consideração os rótulos e o tour completo, que inclui até passeio de balão.

Buenos Aires tem atrações em praticamente todas as regiões. Nos bairros do Centro e em San Telmo, talvez a mais famosa seja a Casa Rosada, sede da Presidência da República, construída no século 19.

Há visitas guiadas no local, mas, por conta da pandemia, é necessário se informar antes sobre os horários. No local está o Museu Casa Rosada, que conta com mais de 10 mil objetos históricos de todos os presidentes argentinos. A Casa Rosada fica na Praça de Maio,

uma praça importante para a história argentina e que reúne até hoje manifestações emblemáticas.

No bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, há diversas docas e armazéns que também contam uma parte da história da Argentina.

Não faltam atrativos para quem deseja visitar o bairro, como o Fragata A.R.A Sarmiento, um navio que foi transformado em museu flutuante, e a Coleção de Arte Amalia Lacroze de Fortabat, empresária argentina que reuniu obras de Dalí, Rodin, Gustav Klimt e um retrato da própria Amalia assinado por Andy Warhol. Em Puerto Madero ainda estão as sedes de várias multinacionais.

Outro local favorito para fotografias na capital é o La Boca, bairro famoso pelo Caminito, uma rua-museu e um logradouro tradicional de grande valor cultural e turístico.

Os cortiços típicos e coloridos são de uma época atípica da Argentina, em que as famílias originais precisaram se mudar da área nobre da cidade após uma epidemia de tifo. Um dos principais responsáveis pelo estilo do Caminito foi Benito Quinquela Martín, pintor que tem um museu dedicado à sua vida e às suas obras de arte, o Museu Benito Quinquela Martín.

Saindo de Buenos Aires, um dos destinos para quem gosta de aventura é Ushuaia, famoso local dos livros de geografia. A cidade turística da Argentina fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”.

Durante o inverno, há estações de esqui, enquanto no verão é possível observar um pouco da vida marinha e da natureza, com passeios dignos de aventura e locais onde só se chega com um carro 4×4. Em época de distanciamento social, a natureza pode ser a melhor companhia.

Via Correio do Estado
Comentários

Últimas notícias