Voz do MS

Educação

Publicada as regras para eleição direta dos diretores das escolas municipais

Redação

[Via Correio do Estado]

Após duas décadas os professores das 94 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) vão conseguir votar em seus diretores e diretores adjuntos. O edital com os procedimentos e condições para realização das eleições diretas foi publicado na edição desta sexta-feira (31). A campanha eleitoral será dos dias 19 a 28 de novembro e a votação no dia 29. Quem ganhar assume no início do ano que vem e terá mandato de quatro anos.

Para se candidatar os docentes precisam estar há pelos menos um ano trabalhando na unidade escolar e cinco de magistratura, além de já ter cumprido o estágio probatório, ter formação superior em nível de licenciatura plena e ser pós-graduado na área na educação e ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária integral, distribuída nos turnos de funcionamento da unidade de ensino.

Vão poder votar os professores lotados na escola, os alunos com idade mínima de dez anos, o pai, mãe ou responsável e os professores convocados em regime de suplência acima de 60 dias consecutivos. Cada um dos grupos tem 25% dos votos assegurados na urna. O cargo de diretor adjunto só será disputado nas escolas com mais de 700 alunos ou com três turnos de funcionamento.

Segundo o presidente da ACPMS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Souza Nobre, o momento é de comemoração. “Estamos participando efetivamente deste edital e já era esperada a publicação dele. É um sacramento e efetivação da lei da gestão democrática que lutamos desde a constituição. Este é um exemplo não só para melhorar, mas fortalecer a democracia que está tão fragilizada”.

Comentários

Últimas notícias