Voz do MS

Interior

Projeto do TRT vai orientar estudantes sobre direitos trabalhistas

Redação

[Via Campo Grande News]

Alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais e acadêmicos do curso de direito da Unigran vão participar do “Projeto Educação, Trabalho e Justiça”, que será lançado sexta-feira (21) em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Desenvolvido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região, o projeto inclui audiências simuladas, palestras e visitas em escolas e nas unidades da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a assessoria do TRT, dois acordos de cooperação técnica serão assinados na sexta em Dourados, um com a Secretaria Municipal de Educação, e outro com a Unigran. A assinatura será às 16h, no auditório do bloco I da universidade, na Rua Balbina de Matos, 2.121, no Jardim Universitário.

O projeto com a universidade possibilita o exercício da prática jurídica na Justiça do Trabalho e prevê audiências simuladas com a participação de Juízes do TRT e de acadêmicos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do curso de direito.

Os alunos fazem o papel das partes do processo e seus respectivos advogados e testemunhas. A audiência é conduzida por um magistrado, que explica o passo a passo de cada ato e como é realizado um julgamento. As ações apreciadas nessas audiências são retiradas do arquivo de processos já finalizados da Justiça do Trabalho.

Já o acordo entre o TRT e a prefeitura vai oferecer palestras de desembargadores e juízes do trabalho, além de visitas monitoradas de magistrados às escolas para promover a cidadania, estimular o espírito crítico dos alunos do ensino fundamental e transmitir informações sobre a história e o funcionamento da Justiça do Trabalho em MS.

Nas palestras, os estudantes serão informados sobre a necessidade de conhecer seus direitos e deveres na sociedade e nas relações de trabalho, bem como sobre a estrutura, funcionamento e especialidades do Poder Judiciário.

Comentários

Últimas notícias