Voz do MS

Saúde

Para frear contágio acelerado, secretário quer quarentena geral

Redação
Município com menos de 10 mil habitantes está se aproximando dos casos de Campo Grande

O município de Guia Lopes da Laguna é o segundo em números totais de casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente de Campo Grande. A cidade, que fica a 232 quilômetros da Capital, é um dos municípios do país com a maior incidência de casos por 100 mil habitantes. Esse fato levou o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende a orientar o “lockdown completo”.

Para Resende, a “preocupação é muito grande” também com a região onde está localizado Guia Lopes. “Temos feito reuniões diárias a cerca desse foco de Covid na região e vamos adotar, se preciso for, até medidas de força para obrigar a população de Guia Lopes a respeitar as recomendações na área de saúde”.

Durante apresentação dos dados do novo coronavírus no Estado, o secretário contou que até para ir em velórios, moradores de Guia Lopes saíram da cidade, mesmo com as medidas restritivas que a prefeitura implantou desde o início deste mês.

“Não dá para verificar em velórios, que estão proibidos, pessoas de Guia Lopes saem da cidade para participar em outras cidades. Não dá para ficar tendo informações de que pessoas, mesmo positivadas, continuem fazendo uso do tereré, não dá para ter informação de que as pessoas continua a transitar como se nada acontecesse, e está acontecendo. Nós já temos número que indicam que Guia Lopes da Laguna e a região podem ultrapassar a nossa Capital e a cidade tem 10 mil habitantes, uma população infinitamente menor que a nossa Capital e o número de casos lá é de fato preocupante”, afirmou o secretário.

Nesta semana, Resende afirmou que entrará em contato com o governador do Estado para tornar ainda mais restritas as medidas na região. “No início da semana, haveremos de comum acordo com as autoridades municipais, adotar medidas ainda mais rigorosas, que podem levar ao lockdown completo da região. Essa é a orientação da Secretaria de Saúde e que nós vamos levar até o Governo do Estado para que possam ser adotadas medidas mais rigorosas e mais duras em razão do número expressivo e exponencial de casos naquela região”.

Além de Guia Lopes, Bonito e Jardim, que fazem parte da região sudoeste, também tiveram aumentos dos casos, com 30 em cada município. As três cidades estão entre os cinco municípios com a maior incidência de casos, 1.455,3, 136,5 e 115, respectivamente.

 

Comentários

Últimas notícias