Voz do MS

Capital

Papa Francisco reconhece Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira de MS

jornalismo@vozdoms.com.br

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Estadual em 2017

Segundo a Arquidiocese de Campo Grande, a notícia foi entregue pelo arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa, ao reitor do Santuário, na semana passada.

Ao reconhecer a padroeira do Estado, o papa teria feito um único pedido: “na esperança que este patronato contribua a suscitar nos fiéis um profundo desejo de santidade”.

Ainda segundo a Arquidiocese, a concessão é um marco na história do Santuário Estadual do Perpétuo Socorro e de Mato Grosso do Sul e também, resultado do empenho por parte da comunidade religiosa e paroquial nos últimos anos.

O reconhecimento pelo líder religiosoo será celebrado futuramente em programação que terá participação de bispos e fieis e devotos da santa.

Padroeira

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira civil de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Estadual.

O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no dia 20 de dezembro de 2017. Sete dias depois, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sancionou a Lei durante a novena das 9h, do dia 27 de dezembro de 2017.

Também por meio de lei, o dia 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi instituído no calendário oficial de eventos do Estado como data festiva em honra à padroeira.

A data, no entanto, não é feriado.

A Paróquia foi fundada em 1939, pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

Motivado pelas tradicionais novenas, no dia 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, publicou o decreto de elevação da Igreja à Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que após a Lei da Padroeira passou a ser Santuário Estadual.

Atualmente, o Santuário Estadual é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h, todas as quartas-feiras, reunindo cerca de 25 mil devotos ao longo do dia.

ossa Senhora do Perpétuo Socorro também é padroeira de cinco cidades de MS: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias