Voz do MS

Geral

Operação Ágata monitora faixa fronteiriça em Dourados

Redação

[Via Correio do Estado]

Mais de 800 militares do Exército Brasileiro participarão de mais uma ação da Operação Ágata, desta vez promovido pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados, região sul do Estado. O monitoramento começou na última segunda-feira (20) e contará com trabalho conjunto de órgãos de Segurança Pública (OSP) e agências Federais, Estaduais e Municipais.

Realizada periodicamente desde 2011, a Ágata é a maior operação interagências do Brasil. Abrange a atuação de órgãos militares e civis, subordinados ao Governo Federal e aos governos estaduais. Tem por finalidade o combate aos crimes na faixa de fronteira do país e o fortalecimento da presença do Estado brasileiro ao longo dessa área.

O foco de atuação é principalmente: o narcotráfico, contrabando, ilícitos ambientais e o tráfico de pessoas. A linha de ação tem como premissa a valorização do princípio da surpresa, com oaumento do número de ações, sendo elas mais curtas e pontuais, como já ocorreu em outros pontos da fronteira sul-mato-grossense.

Segundo informações do grupo responsável, outro ponto a ser destacado é a intensificação das operações de inteligência, com a execução de ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços, com destaque para o emprego dos meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Comentários

Últimas notícias