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Nova Ferroeste deve reduzir custo de transporte em 30%

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No MS serão 333 quilômetros de ferrovia e investimento de aproximadamente R$ 5 bilhões.

Orçada em R$ 5 bilhões, a Nova Ferroeste que ligará Maracaju ao Porto de Paranaguá deve reduzir os custos de produção em 30% após sua efetivação em Mato Grosso do Sul.

O cálculo se baseia no custo pago hoje que fica em torno de 40% mais caro até o Porto de Paranaguá.

Os 333 quilômetros de trilhos a serem implantados em 8 municípios de Mato Grosso do Sul vão servir de ramal para 67 cidades, ligando Maracaju a um ramal em Santa Catarina, e ao Porto de Paranaguá.

Por isso, foi aberto edital onde o investidor privado vencedor deverá construir em 36 meses, trecho de 1.567 quilômetros, entre Foz do Iguaçu/Cascavel, Chapecó/Cascavel e Dourados/Maracaju.

A ideia é escoar a produção de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, ligando Foz do Iguaçu ao Paraguai. Os trilhos poderão interligar ainda o Brasil à Argentina e ao Chile, até Antofagasta. A ligação por linha férrea favorecerá o corredor bioceânico multimodal unindo o Pacífico ao Atlântico.

Se já estivesse em operação a ferrovia teria capacidade de transportar 38 milhões de toneladas de produtos. Cerca de 26 milhões de toneladas iriam para o Porto de Paranaguá.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, informou por meio de assessoria de imprensa que o lance inicial do edital será de R$ 110 milhões.

A primeira parte da empresa que vencer o certame será paga a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., que administra a operação.

“Este é apenas o valor da cessão onerosa da Ferroeste. Quem vencer a licitação fará os investimentos necessários na ferrovia, que serão de R$ 35 bilhões, sendo R$ 5 bilhões somente dentro do Mato Grosso do Sul”, revelou o secretário.

Verruck explicou ainda que “Mato Grosso do Sul é um grande exportador de comoditties e hoje 40% de tudo que nós exportamos vai pelo porto de Paranaguá. Os produtos seguem hoje através de caminhões. Então esta ferrovia que sairá de Maracaju e chegará até Paranaguá vai dar mais competitividade à produção sul-mato-grossense”.

De início, a ferrovia escoará produção de milho e farelo do Paraná e Santa Catarina. Conforme o secretário, o estado é grande produtor de farelo, tem 12  milhões de toneladas de milho produzidas e 13 milhões de toneladas de soja. A iniciativa busca a melhoria em termos de custo modal.

No transporte rodoviário, os caminhões que passam por Mato Grosso do Sul trafegam 1.400 quilômetros com destino ao Porto de Paranaguá.

Via Correio do Estado MS

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