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No Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, UEMS destaca ações voltadas a este público

Redação

Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (21) data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) destaca ações institucionais que têm garantido o acesso e permanência a acadêmicos com deficiência e que são acompanhados pelo Setor de Inclusão e Diversidade (SID), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), e sob responsabilidade da técnica Márcia Gomes.

De acordo com ela, a data foi estabelecida ainda em 1982, durante o Encontro Nacional com todas as entidades nacionais daquele ano, e oficializado pela Lei Federal n. 11.133, de 14 de julho de 2005, sendo indicada pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore fazendo referências ao “nascimento” das reivindicações pela igualdade e cidadania insurgentes no Brasil desde aquela década.

Márcia informa que a UEMS têm se esforçado para garantir o acesso e permanência de alunos deficientes, por meio de políticas de acesso e permanência na educação superior. “O ingresso numa Universidade é importante no processo de construção da cidadania e no acesso aos demais direitos sociais. Entretanto, para as pessoas com deficiência esse direito, especialmente no nível superior, continua sendo um desafio”, reconhece Márcia.

Ainda assim, cada vez mais pessoas têm conseguido vencer esse desafio. De acordo com o censo escolar, realizado pelo Ministério da Educação, no ano de 2003 foram registradas 5.078 matrículas de pessoas com deficiência na Educação Superior, já em 2013, esse número subiu para 29.221 matrículas, ou seja, aumentou cerca de 600% no período de dez anos.

“Nesse processo, a UEMS tem recebido estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, sendo que no ano de 2016 foram registradas 31 matrículas de pessoas com deficiência nos cursos de graduação presencial”, detalha a técnica responsável pelo SID (acompanhe o quadro abaixo).

Atendimentos do SID/UEMS

De acordo com Márcia, a construção da inclusão dos acadêmicos com deficiência, a UEMS, por intermédio do SID, disponibiliza, entre outras atividades:

– a orientação e o acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado na UEMS.

– a orientação sobre o processo de seleção e contração de tradutor e interpretes de Libras, tradutor de Braille, professores de apoio especializado;

– a orientação do corpo docente e equipe técnica sobre a Educação Inclusiva e a acessibilidade;

– a orientação sobre utilização e aquisição de recursos materiais e equipamentos específicos necessários a acessibilidade.

– a realização de eventos e campanhas educativas,

O Setor de Inclusão e Diversidade conta com: carteira escolar adaptada, notebook com Dosvox, bengala dobrável, apoio (suporte) para leitura, Multiplano, máquina de escrever em Braille, reglete e soroban, confirma a responsável pelo SID.

Márcia reitera que a UEMS tem direcionado esforços para a construção da inclusão e a valorização da diversidade, contudo, ainda há muitos desafios para serem vencidos. Desse modo, a fim de colaborar com a luta e o estabelecimento de estratégias para a inclusão, a Universidade constituiu, por meio da Portaria UEMS Nº 083/2016, a comissão de estudos para a definição de procedimentos para o atendimento educacional à pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no âmbito da instituição.

A comissão é constituída por representantes das pró-reitorias de ensino, de pesquisa e de extensão, pela diretoria de infra-estrutura, por professoras pesquisadoras da área da Educação Especial e por um técnico da comunidade acadêmica com deficiência.

Márcia Gomes, que preside a comissão, finaliza destacando que a perspectiva da comissão é realizar estudos para atualização das normas institucionais, determinação de procedimentos para o AEE, e discutir estratégias de ação para a melhoria dos serviços e da acessibilidade na UEMS.

Assessoria de Comunicação da UEMS.

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