Voz do MS

Meio Ambiente

Nível do rio aumenta e deixa em alerta moradores de Coxim

Redação

[Via Correio do Estado]

As chuvas registradas nas últimas 24 horas, em Coxim, elevaram o nível do Rio Taquari de 475 cm para 492 cm, no período de 7h30 às 11h30. A informação divulgada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) apontou ainda que o registro do período foi de 36,2 milímetros de chuvas.

A preocupação é de que a velocidade no aumento das águas provoque alagamentos e desabrigue famílias que moram próximas ao rio, visto que o processo de invasão das águas já começou nas instalações mais próximas da margem.

O Instituto explica que a cota de emergência deve acontecer quando o registro alcançar 500 cm, além disso existe histórico recente de chuvas no município e o solo encharcado facilita a ocorrência de enchentes e riscos à integridade humana.

MONITORAMENTO

A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência.

Além da Sala de Situação, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CEMTEC).

Comentários

Últimas notícias