Voz do MS

Trânsito

Mudança do itinerário de ônibus no Centro é adiada

Redação

[Via Correio do Estado]

O início do funcionamento da estação de pré-embarque Peg-fácil na Rua Rui Barbosa foi adiado pela Prefeitura de Campo Grande. A previsão era de que na segunda-feira (13) o local já passasse a receber passageiros, mas a obra não foi concluída e com isso a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) adiou a operação para quinta-feira (16).

Com isso os itinerários das linhas 85 (Morenão/ Julio de Castilho), 80 (Aero Rancho/ General Osório), 83 (Expresso/ Aero Rancho/ Nova Bahia) e 87 (Guairucus/ General Osório) continuam a passar pela Rua 14 de Júlio, na Praça Ary Coelho até a quarta-feira (15). E a partir de quinta-feira (16) os 53 ônibus destas linhas passam a trafegar pela Rua Rui Barbosa, que na área central tem faixa exclusiva, para o transporte coletivo.

Os ônibus das  linhas 85 e 87, que já há algumas semanas circulam por parte da Rua Rui Barbosa após deixarem o Terminal Morenão, desde a Rua Hélio de Castro Maia, terão uma pequena alteração. Com a mudança os veículos não farão mais a conversão à esquerda para entrar na Rua 15 de Novembro e daí chegar ao terminal da Praça Ary Coelho, na 14 de Julho. As linhas seguirão pela Rui Barbosa (que passará a ter um terminal), até a  Rua Maracaju, por onde o 85 chegará a Avenida Ernesto Geisel e a partir daí segue o itinerário normal.

Já os 13 ônibus da linha 87 depois de entrarem na Maracaju (vindo da Rui Barbosa), percorrerão a 14 de Julho até a rotatória com a Mascarenhas de Moraes. Quando as obras do Reviva avançarem o acesso à 14 de Julho será pela Avenida Mato Grosso. Hoje estes ônibus fazem verdadeiro "zigue-zague" para passar pela Praça Ary Coelho,  entram na Rua 14 de Julho pela 15 de Novembro, segue até a Cândido Mariano, voltam a Rui Barbosa e depois descem a Maracaju para retomar o itinerário pela 14 de Julho.

Já as linhas Aero Rancho/General Osório e Expresso Aero Rancho/Nova Bahia, continuarão subindo pela Rua 7 de Setembro (onde já um ponto entre a Rua 14 de Julho e 13 de Maio), que fica a uma quadra da Praça Ary Coelho. Ao invés de entrar na Rua 14 de Julho, subirão até a Rui Barbosa, por onde continuarão até a Rua Antonio Maria Coelho e partir daí seguem o itinerário já estabelecido.

ALTERNATIVAS
Na programação do Reviva Campo Grande está confirmado que a Avenida Calógeras também receberá parte das linhas que atualmente transitam na Rua 14 de julho, porém o impacto deve ser menor do que o da Rui Barbosa. Conforme a diretoria da Agetran, as faixas de ônibus existentes no local devem passar por adequação para receber o novo fluxo, no entanto, não informou o prazo para que as mudanças aconteçam.

Comentários

Últimas notícias