Voz do MS

Saúde

MS ultrapassa marca de 300 mortes pela Covid-19

Redação

Neste domingo (26), Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 305 mortes causadas pela Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Nas últimas 24 horas, foram registrados 11 óbitos.

Somente no mês de julho, o Estado já contabiliza 215 mortes, mais que o triplo do registrado em junho, quando ocorreram 70 óbitos em decorrência da doença. A média móvel de mortes passa de 10 por dia.

Durante transmissão ao vivo do Governo do Estado na rede social Facebook, o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que o aumento de leitos é insuficiente se a população não aderir às medidas de restrição.

“Não adianta montarmos leitos e mais leitos, com todas as dificuldades, se não conseguirmos cessar o crescimento da doença. Precisamos da colaboração da população, ficando em casa e aderindo às medidas de higiene, usando máscara; e das prefeituras, determinando medidas de restrição”, explicou.

O secretário anunciou ainda que o Ministério da Saúde deve enviar nesta semana uma máquina que tornará o Estado autossuficiente no processamento de testes.

Atualmente, para diminuir a alta carga de trabalho no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS), o governo tem parcerias com o Instituto Butantan (São Paulo), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para analisar as amostras.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias