Voz do MS

Geral

MS registra quase 14 mil trocas de operadoras em 3 meses do ano

Redação

[VIa Correio do Estado]

O balanço trimestral da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), divulgado nesta segunda-feira (16), informou que mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram registradas em todo país.

Em Mato Grosso do Sul, foram efetivas 13,76 mil migrações no período, sendo 2,91 mil (21%) na telefonia fixa e 10,84 mil (79%) na móvel.

A portabilidade numérica é o serviço que possibilita aos usuários de telefonia fixa e móvel a realização de transferências de operadoras de telefonia sem alteração do número de identificação do telefone, desde que dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de cobertura do mesmo DDD.

CENÁRIO ATUAL

Desde que a portabilidade numérica foi implementada no Brasil, em setembro de 2008, de forma gradativa nos 67 DDDs existentes, até o dia 31 de março de 2018, a ABR Telecom registra a realização de 42,37 milhões de transferências entre as operadoras do País. Dessas, 14,51 milhões (34%) foram trocas entre empresas de telefonia fixa e 27,85 milhões (66%) no serviço móvel.

Aqui no Estado, a portabilidade numérica começou a ser implantada em 1º de setembro de 2008. Desde essa data, 421 mil transferências de operadoras foram feitas, sendo 160,60 mil (38%) na telefonia fixa e 261,03 mil (62%) na móvel.

COMO FUNCIONA

A portabilidade numérica inicia quando o titular do acesso/linha telefônico encaminha a solicitação de transferência de operadora para a empresa a qual deseja migrar. A efetivação desta solicitação acontece em três dias úteis ou após esse período, quando o usuário fizer um agendamento específico.

Caso o titular do acesso decida desistir da migração e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo em andamento.

Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom. O endereço também disponibiliza uma ferramenta de busca para informar a qual operadora pertencem os números de telefones migrados ou não, consulte aqui.

Comentários

Últimas notícias