Voz do MS

Turismo

Minas Gerais é o destino perfeiro para curtir o frio

Redação

[Via Correio do Estado]

As férias de julho vão ao encontro do clima ameno em praticamente todas as regiões do País.

Para quem gosta dessa combinação e quer fugir dos destinos mais tradicionais do sul do Brasil, uma opção são as cidadezinhas de Minas Gerais, que oferecem o conforto e a aventura na dose certa.

Para começar a lista de destinos inesquecíveis do sudeste brasileiro, a cidade de São Thomé das Letras é a ideal.

Localizada no sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, o destino fica a mais de 1.400 metros de altitude e é cercado por cachoeiras, grutas, trilhas e lendas que deram um ar místico para o local.

Em São Thomé das Letras, Casa da Pirâmide é um dos pontos para admirar a natureza

MISTICISMO

Com cerca de 7 mil habitantes, São Thomé das Letras tem vários pontos curiosos, como a Casa da Pirâmide, no Parque Municipal Antônio Rosa: uma construção de pedra abandonada e com várias janelas que possibilitam uma vista panorâmica da região, perfeita para a observação do pôr do sol e das estrelas.

O local acabou ganhando a fama de místico em razão da lenda de bruxas que residiram no passado na cidade, além de passagens secretas que levam a Machu Picchu e carros que subiriam, mesmo em ponto morto, em ladeiras.

Passeio de balão em São Lourenço é uma das atrações da cidade

SÃO LOURENÇO

Na lista de lugares que investem no relaxamento ao ar livre está a cidade de São Lourenço, também localizada na região da Serra da Mantiqueira, que oferece na lista de diversão desde banhos quentes e ofurôs de água termal até passeio de trem, balão, teleférico e rampa de voo livre na Fazenda Santa Helena.

Para quem nunca andou de trem, a oportunidade perfeita é o passeio Trem das Águas, que vai de São Lourenço até Soledade de Minas – um trajeto de 10 km a bordo da locomotiva 1424. Durante as paradas nas estações, é possível visitar lojas de artesanato e aproveitar a tradicional comida mineira.

Os passeios são realizados aos sábados, com partida às 10h ou às 14h30min, e aos domingos, às 10h, pelo valor de R$65,00 na classe turística e de R$85,00.

Outro diferencial do município é a Rota do Café, um passeio pelas lavouras da Fazenda Sertão, onde é possível experimentar bebidas feitas pelo grão mais querido do País, acompanhado de quitutes mineiros.

Para os que não dispensam a vida noturna, na segunda semana de julho acontece na cidade o São Lourenço Jazz & Blues, tradicional festival com artistas nacionais e internacionais.

Ouro Preto é um dos principais pontos turísticos e históricos do Brasil

OURO PRETO

Na lista de visitas imperdíveis do estado é claro que não pode faltar Ouro Preto e suas 18 igrejas do período colonial, além das pousadas charmosas, restaurantes e casarões que formam o Centro Histórico. A cidade também tem um festival de inverno tradicional, que acontece de 6 a 21 de julho.

Monte Verde tem gastronomia perfeita para o frio mineiro

MONTE VERDE

Para finalizar, um recanto em Minas Gerais é a cidade de Monte Verde, localizada a 170 km de São Paulo e 484 km de Belo Horizonte. O ponto alto de Monte Verde são as casas que lembram os vilarejos da Europa, uma herança dos imigrantes europeus que chegaram ao Pico do Selado, na Serra da Mantiqueira, na década de 1950. No inverno, a cidade tem temperaturas que chegam a -10°C, ideal para um rodízio de fondue nas montanhas ou em frente às lareiras.

Inclusive, a gastronomia é perfeita para casais – principalmente que estão em lua de mel –, que podem aproveitar os bolos, chocolates, chás, pães e um bom vinho.

Comentários

Últimas notícias