Voz do MS

Economia

Método de financiamento dispõe taxas menores ou até mesmo a dispensa do resultado da safra como garantia

Redação
Além dos produtores, associações e cooperativas rurais também podem pleitear o financiamento.

Após o lançamento da proposta que permite usar o maciço florestal existente na propriedade, e que supera a área de reserva legal para conseguir financiamento privado, Mato Grosso do Sul teve o 1º  agricultor a adquirir o custeio disponibilizado pelo governo federal.

O método de financiamento dispõe taxas menores ou até mesmo a dispensa do resultado da safra como garantia, e pode contemplar propriedades que possuam espaço de vegetação nativa superior em 30% ao destinado à reserva legal.

A área legal corresponde a parte coberta de vegetação natural que não pode ser tocada, já que é uma reserva para preservação da biodiversidade. A reserva se trata de um percentual do imóvel, dependendo do bioma e da região em que estiver inserida, podendo ir de 20% a 50% do total.

Via Correio do Estado

Lançamento do programa em Bonito

O CPR Verde foi Lançado pelo governo federal em Bonito no dia 1º de outubro, pelo ministro da Agricultura em exercício, Marcos Montes e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos.

O que é o CPR

A CPR é um instrumento que existe desde 1994 e serve para que o produtor possa financiar a safra, recebendo valores financeiros e dando como garantia de pagamento o resultado futuro de sua produção rural, como acontece com tradicionais commodities de soja e milho.

Quem pode realizar o financiamento

Além dos produtores, associações e cooperativas rurais também podem pleitear o financiamento. Os investidores interessados em aplicar seus recursos em serviços ambientais e os proprietários de florestas interessados em prestar tais serviços devem acertar entre si pontos como modelo de pagamento e seus prazos. Assim como já é realizado na CPR tradicional.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias