Voz do MS

Saúde

Médico de Mato Grosso do Sul recomenda cuidados especiais durante o tempo seco

Redação
Professor da UEMS aponta que crianças e idosos são os mais afetados, e merecem mais atenção

Umidade baixa, temperaturas altas e nenhuma previsão de chuva. Essas condições climáticas demandam de cuidados especiais com a saúde, segundo alerta o professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Leandro Silva de Brito.

Brito explica que as vias aéreas são as mais afetadas em nosso corpo, durante o clima muito seco.

“Nossos brônquios e pulmão têm uma temperatura ideal e uma umidade ideal para que na hora que chegue o ar seja possível fazer nossas trocas gasosas. Essa temperatura ideal é na faixa de 36 graus e a umidade na faixa de 60%. Quando estamos enfrentando uma clima muito seco, precisamos tentar equilibrar e quem acaba sofrendo com isso são as nossas narinas, nossas fossas nasais que começam a tentar produzir mais muco para tentar fluidificar”, explica.

Entre os cuidados listados pelo pediatra, alergista e imunologista, para amenizar esse problema, estão: beber bastante líquido, água, suco natural, água de coco, manter uma alimentação balanceada, com alimentos refrescantes como frutas mais suculenta, verduras.

Também é importante manter a casa bem limpa, evitando passar vassoura.

“Com o tempo seco, a poeira acaba se depositando sobre o chão, sobre as mesas, cadeiras e quando usamos a vassoura, ela acaba jogando para cima a poeira e isso pode piorar a respiração. O melhor é passar um pano úmido no chão e nos móveis diariamente, além de colocar bacias e toalhas molhadas que podem umidificar o ambiente”, recomenda Brito.

Os cuidados com as crianças e os idosos devem ser redobrados, segundo o professor. A recomendação é que lubrifique o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia.

Outra recomendação é evitar a prática de esportes entre às 10 horas e 16 horas, horário em que o sol é mais intenso.

“Nos dias muito quentes e muito seco, é recomendável não fazer atividade, deixando para outros dias. É importante também sempre usar o protetor solar e evitar banhos longos para não retirar a hidratação natural da pele”, alerta.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias