Voz do MS

Saúde

Mato Grosso do Sul deve receber as doses da Janssen nesta quinta-feira

Redação
Conforme a SES, serão enviadas 19.050 vacinas de dose única ao Estado

O primeiro lote de 1,5 milhão de doses da vacina contra o coronavírus da Janssen, chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (22). A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde Rosana Leite de Melo, afirmou que as vacinas devem chegar em Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira (25) desta semana.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) serão enviadas 19.050 vacinas de dose única ao Estado.

Inicialmente, o Brasil esperava receber três milhões de doses da Janssen. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria empresa Johnson & Johnson.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul havia confirmado o recebimento de 38,4 mil vacinas.

Posteriormente, foi informada a estimativa de 210 mil doses para MS, provenientes do pedido do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS) para os 5% dos imunizantes do fundo de reserva.

O Ministério da Saúde assinou um acordo com a Janssen para a aquisição de 38 milhões de doses da vacina, com previsão inicial de entrega de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

Janssen

Com eficácia de 85% para casos graves, proteção completa contra hospitalização e morte pela doença, a Janssen será a quarta vacina aplicada em Mato Grosso do Sul.

Diferente dos demais imunobiológicos administrados no país, CoronaVac, Pfizer a AstraZeneca, a Janssen possui dose única de 0,5 ml.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da Janssen em maiores de 18 anos.

A vacina deve ser armazenada em freezer na temperatura entre -25ºC e -15ºC.

Quando retirada do congelador, deve ser refrigerada nas temperaturas de 2ºC à 8ºC.

Uma vez descongelada, a vacina não pode ser congelada novamente.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias