Voz do MS

Trânsito

Manutenção em semáforos pode começar em abril por 10 cruzamentos

Redação

[Via Correio do Estado]

Caso não haja a interposição de recursos por parte de concorrentes, o Consórcio CAM – constituído pelas empresas ARC Comércio Construções e Administração de Serviços e Meng Engenharia Comércio – começa a operar os semáforos de Campo Grande no mês de abril.

Além de substituir equipamentos sucateados,  as empresas devem iniciar o serviço instalando dez novos aparelhos em cruzamentos onde não há sinalização eletrônica.

O resultado da licitação foi divulgado ontem e o consórcio venceu a disputa na modalidade do tipo “menor preço”, cobrando R$ 31.781.691,72 pelos serviços, ante a Sinales – Sinalização Espírito Santo Ltda., que também estava no páreo. O valor previsto no certame era de R$ 35.156.945,25 por 24 meses.

A concorrente tem cinco dias para recorrer da decisão. “Passado o prazo de cinco dias, não havendo nenhum recurso, o prefeito já pode fazer a homologação e dar início aos trabalhos”, explicou o diretor-geral de Compras e Licitação, Ralphe da Cunha Nogueira.

Conforme o diretor-presidente da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, o primeiro passo da prefeitura será fazer a manutenção dos semáforos quebrados, depois a instalação de novos onde houver necessidade. Entre os itens que a prefeitura vai adquirir, estão 780 grupos focais veiculares – conjuntos de semáforos –, 160 botoeiras para pedestres, 35 câmeras de videodetecção para até quatro faixas de rolamento e 1.400 placas de alumínio. Com as aquisições, a  prefeitura pretende implantar a “onda verde” e dar celeridade ao trânsito.

“A ideia é implantar uma central semafórica, mas isso depende de outro processo que está em andamento na Caixa [Econômica Federal]. Por enquanto, faremos tudo de forma manual, implantando um GPS nos controladores para que os aparelhos funcionem de maneira sincronizada”, disse.

Comentários

Últimas notícias