Voz do MS

Economia

Mais de 19% das familias não têm condições de pagar dívidas

Redação

[Via Correio do Estado]

O levantamento mensal realizado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) e divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, destaca que em novembro, o índice de famílias que disseram não ter condições de pagar as dívidas chega a 19,4%.

Apesar do cenário negativo, o nível de endividamento caiu de 58,1% para 57,4%. Os entrevistados responderam ainda que 15% se consideram muito endividados; 22,6% mais ou menos endividados e 19,7% dizem que estão pouco endividado. O cartão é o meio de endividamento de 63,1% e os carnês, de 22,8%.

Contribuem com a inadimplência, compromissos como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

“São indicativos que exigem cautela do comércio, especialmente porque nossa pesquisa sazonal de intenção de compras para o Natal mostra um aumento na quantidade de consumidores que pretendem comprar no crédito neste fim de ano”, alerta o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

Comentários

Últimas notícias