Voz do MS

Geral

“Mais conhecimento e menos preconceito”, defende ação em prol da cannabis medicinal

Redação

[Via Correio do Estado]

Em defesa do uso medicinal da Cannabis – planta que origina a maconha -, com dignidade e informação, em Campo Grande, nesta sexta-feira (15), pais de autistas, profissionais de saúde e outros participantes da sociedade civil, compunham a 1º Caminhada Internacional pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal.

A concentração para a caminhada será dentro da Praça do Rádio Clube, às 16h, em frente à Avenida Afonso Pena e chegada com exposição na Praça Ary Coelho. Haverá uma breve explanação do tema com profissionais de saúde, como o médico psiquiatra Teodoro Custódio da Silva Júnior.

Para a presidente da Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Pro D Tea­), Carolina Spínola Alves Corrêa, a data é uma ótima oportunidade de mostrar que quem sente dor não pode esperar: “Queremos trazer para a sociedade mais conhecimento e menos preconceito sobre o tema. São informações que podem salvar vidas. E mais do que isso, queremos com esta ação contribuir para a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil”, exclamou Carolina, organizadora da caminhada.

O encontro contará com a participação da sociedade civil organizada, como pessoas físicas, familiares de pessoas com deficiência, profissionais da saúde, representantes comerciais de produtos importados a base da planta, advogados, médicos, biólogos, associações nacionais e cidadãos que necessitam dessa medicação para terem qualidade de vida.

Profissionais voluntários estarão disponíveis no local para atender a população tirando dúvidas e distribuindo materiais impressos. Depoimentos em vídeo serão exibidos explicando assuntos como benefícios, legislação, comércio, mercado financeiro e outras declarações a fim de desmistificar o uso medicinal da planta.

O evento será realizado pela Pro D Tea­, em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Cannabis (SBEC) – Núcleo Verde Campo Grande, e o Grupo Florescer - Pacientes de Cannabis e Saúde.

DIA MUNDIAL

O dia 15 de novembro foi consolidado mundialmente como o dia da cannabis medicinal. No ano de 1994 a se história se abriu em diversas regiões do planeta. Foi neste dia que a Federação de Cientistas Americanos solicitou ao governo dos EUA que acelerasse a pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis.

Ficou então proclamado o dia 15 de novembro como "Dia da Cannabis Medicinal", com diversas manifestações em várias cidades do Canadá e dos EUA.

No Brasil o dia da Maconha Medicinal é comemorado no dia 27 de novembro, data lembrada pelo movimento antiproibicionista brasileiro que traz à tona o debate sobre as propriedades de cura da cannabis, cada vez mais reconhecida pelo seu potencial terapêutico.

Comentários

Últimas notícias