Voz do MS

Interior

Livro de douradense ajuda na adapação de crianças adotivas

Redação

[Via Correio do Estado]

A psicopedagoga douradense Denise Caramori vai apresentar o seu primeiro livro no dia 1º de junho em Bonito, durante o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA).

O livro intitulado “Adotar é….” foi escrito por Denise com o objetivo de ajudar as crianças adotadas a sentirem-se e perceberem todo o amor envolvido no ato de adoção.

Com ilustrações coloridas, o livro já foi apresentado em Dourados neste sábado (5) e agora terá seu lançamento durante o ENAPA, que desde 1996 reúne os membros de grupos de apoio para a adoção no Brasil. Os integrantes desse grupo são juízes, promotores de justiça, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, além de pessoas interessadas na troca de experiências sobre o assunto.

A escritora afirmou que convive com muitos pais que estão na fila de adoção, com pais que já adotaram e atende crianças adotivas. O desejo de escrever ‘Adotar é…’ surgiu quando ela começou a perceber que a criança adotada tem muita dificuldade quanto ao pertencimento.

"A criança precisa sentir o amor que é envolvido na adoção, mas na maioria das vezes só sentem o sentimento de rejeição. Certa vez atendi uma criança adotiva de sete anos, que depois de escutar a história do patinho feio, me disse: 'Eu me sinto o ovo errado, no ninho errado'. Isso me comoveu muito, foi aí que comecei a desenvolver o projeto do livro", explicou Denise.

A profisisonal contou que o material foi rascunhado em um papel sulfite e só se tornou realidade com a ajuda do ilustrador Murilo Leite e da editora Fernanda Ebling, do Arrebol Coletivo, a quem ela classifica como ‘fazedora de sonhos’. Para que o sonho se tornasse realidade ela também contou com apoio cultural de uma cooperativa de crédito e do GAAD (Grupo de Apoio à Adoção de Dourados)

Comentários

Últimas notícias