Voz do MS

Internacional

Guatemala encerra busca a vítimas de vulcão; 110 pessoas morreram

Redação

[Via Correio do Estado]

A Guatemala encerrou neste domingo (17) os esforços de busca na zona que sofreu a maior parte de mortos e feridos da erupção do vulcão Fuego.

Foram 110 mortes confirmadas e outras 197 pessoas ainda estão desaparecidas depois das intensas erupções que começaram há duas semanas, segundo informações da agência de desastres Conred.

“Os esforços de busca estão permanentemente suspensos nas cidades de San Miguel Los Lotes e El Rodeo na cidade de Escuintla… a zona está inabitável e tem alto risco”, disse Conred num comunicado neste domingo.

O vulcão Fuego, cujo nome significa “fogo” em espanhol, registra quatro ou cinco explosões pequenas diariamente e lança colunas de até 4.700 metros acima do nível do mar, disse o Conred.

Escuintla possui 12 abrigos para quase 2.800 pessoas que abandonaram suas casas, engolidas por cinza e sujeira, enquanto mais de 770 pessoas permanecem em abrigos em áreas próximas.

Alguns sobreviventes perderam quase todos os familiares, depois que o vulcão emitiu correntes rápidas de poeira, lava e gás montanha abaixo, na sua maior erupção em 40 anos.

Comentários

Últimas notícias