Voz do MS

Internacional

Grupo argentino pede apoio de governo para construir terminal portuário

Redação

[Via Correio do Estado]

O grupo argentino, AGD se reuniu com representantes do governo do Estado, para apresentar o projeto que tem objetivo de construir um novo terminal portuário, no município de Porto Murtinho, a fim de oferecer alternativas para exportações das principais commodities agropecuárias produzidas em Mato Grosso do Sul.

Com atuação também no Paraguai, a AGD processa milho, soja, trigo e amendoim e tem interesse em comprar grãos de Mato Grosso do Sul, tanto que adquiriu uma área para instalação do terminal portuário e reforçou o comprometimento de desenvolver a proposta, em reunião com equipe da administração estadual.

De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), os empresários argentinos argumentaram que a proposta é de que o porto seja utilizado pela empresa e terceiros, visto que o principal objetivo é comprar a matéria-prima regional e processar na Argentina.

Outra proposta apresentada é aproveitar a estrutura pra fazer o caminho de volta com carga e prestar serviços para outras instituições interessadas. “A contrapartida solicitada ao governo de Mato Grosso do Sul é de que o Programa de Estímulo à Exportarção ou Importanção pelo Porto de Porto Murtinho (Proeip) permaneça vigente até 2025, concedendo incentivos fiscais e acesso até a área”, detalhou a assessoria.

CENÁRIO ATUAL

A opção logística da hidrovia, na atualidade, promove a integração econômica com o Paragui e a Argentina, que desponta como o segundo maior parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para a China.

O volume de produtos exportados por intermédio do terminal de Porto Murtinho passou de seis mil toneladas em 2015 para 183.796,38 toneladas exportadas em 2017, revelando crescimento superior a 200%.

Comentários

Últimas notícias