Voz do MS

Agropecuária

Governo prepara técnicos agropecuários para impulsionar o programa Terra Boa

Redação

Terra-Boa-61-672x372

Campo Grande (MS) – Pelo menos 120 pessoas, entre técnicos e produtores agropecuários, participaram nesta quinta-feira (25), em Campo Grande, do I Seminário do Programa Terra Boa, que detalhou o funcionamento do Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas. Promovido pelo Governo do Estado, com participação do Banco do Brasil e da Famasul, o seminário tirou dúvidas sobre a execução, objetivo e adesão ao programa.

“Um trabalho focado na assistência técnica, em pessoas que trabalham com os produtores”, explicou o coordenador do Terra Boa, Rafael Alves.

Segundo Alves, Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 16 mil hectares de pastagens cultivadas. Desse total, cerca de oito milhões (50%) possuem algum nível de degradação. Para reverter esse cenário, aumentar a produção e elevar a renda do agronegócio, o Governo do Estado lançou em março desse ano o Programa Terra Boa, que tem como meta recuperar cerca de dois milhões de hectares de pastagens degradas, em um prazo de cinco anos, por meio da integração pecuária/lavoura, pecuária/lavoura/floresta e pecuária/floresta.

“Não é problema simples de resolver”, disse o coordenador do programa ao pontuar diversos fatores necessários para recuperação de pastagens. “Entre eles a vontade do produtor, a conscientização de que ele tem que mudar, recursos financeiros, conhecimento, infraestrutura, logística e muitos outros”, classificou. Nesse contexto, o Governo do Estado, por meio de diversas secretarias, vem trabalhando a disseminação do programa para a elevação da qualidade e da quantidade da produção sul-mato-grossense.

Comentários

Últimas notícias