Voz do MS

Concursos

Governo divulga resultado da primeira fase do concurso para professores

Redação

[Via Correio do Estado]

O concurso que oferta mil vagas para professores da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul teve o resultado preliminar da Etapa I – Prova Escrita Objetiva, que compõe a Fase I do Concurso Público de Provas e Títulos divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30). A divulgação ocorreu com cinco dias de atraso devido ao número elevado de recursos de candidatos pedindo investigação das provas.

O cronograma previa a publicação dos recursos e resultado final das provas para o dia 25 de janeiro, porém, o número elevado de recursos demandou análise mais criteriosa e aprofundada das solicitações.

Com a justificativa de que o início das aulas na rede estadual de ensino está prevista para o dia 18 de fevereiro, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) cobrou do Governo do Estado rapidez na publicação do resultado do concurso público para professores.

Conforme cronograma divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (SED) e pela Funrio, responsável pelo certame, resultado final e homologação do concurso para professores estão previstos para o dia 23 de março.

Em nota, a Federação afirma que os profissionais do magistério se prepararam e participaram do concurso esperando iniciar o ano como concursados, além da expectativa da Fetems em iniciar o ano letivo com mais professores efetivos do que temporários.

Ainda em nota, assinada pelo presidente da federação, Jaime Teixeira, é cobrada do governo providências urgentes para a nomeação dos 1 mil professores, além dos 500 administrativos para o quadro de pessoal que está deficitário nas escolas públicas.

PROTESTO

Os candidatos do concurso estão se mobilizando em grupos de Whats App para protestarem em frente à Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) contra o resultado do certame, a mobilização está prevista para às 13h. Um grupo de aproximadamente 200 pessoas pretende pedir uma investigação do Governo Estadual nas provas realizadas no dia 16 de dezembro de 2018.

Segundo a concurseira M. M., já existe um dossiê de 30 páginas comprovando pequenas irregularidades do concurso. “Vamos pedir clareza no concurso. Queremos explicações.”

Dentre os quesitos que estão listados está a falta de divulgação do resultado da primeira etapa do certame, porém, isso ocorreu na edição de hoje do DOE. Outra reclamação é de que a Funrio, organizadora do concurso, aplicou provas sem sua logomarca, com questões a mais do que de praxe, entre outras coisas.

“Dos 14 mil inscritos, não conhecemos ninguém que foi aprovado. Fizemos uma rede social a procura das pessoas que vão para a segunda fase, agora dia 17 de fevereiro e não encontramos.”

O grupo pede a transparência do concurso, com a divulgação do nome dos aprovados e um gabarito único. “Há muitas coisas escuras”, completou a concurseira.

Comentários

Últimas notícias