Voz do MS

Política

Fora do orçamento de 2020, prefeitura vai viabilizar UPA para cães e gatos por suplementação

Redação

[Via Correio do Estado]

Apesar do projeto de implantação da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET) de Campo Grande ter ficado de fora do orçamento de 2020, a prefeitura garante que vai tirar a proposta do papel, fazendo uma suplementação à peça orçamentária.

“Vamos suplementar. Não tem como autorizar a despesa sem ter a subsecretaria aprovada”, explicou nesta terça-feira (17) o titular da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Pedro Pedrossian Neto, referindo-se ao projeto de lei que cria a Subsecretaria do Bem-Estar Animal. A nova estrutura vai ficar responsável pela UPA-VET.

O prefeito Marcos Trad (PSD), enviou na segunda-feira (16) para a Câmara Municipal projeto de lei que cria a subsecretaria. Será responsabilidade da subsecretaria aplicar políticas públicas para dar mais qualidade de vida à população de cães e gatos da Capital. A pasta também poderá estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos, programas e ações, com órgãos e entidades municipais e estaduais, universidades e organizações governamentais e não governamentais.

HISTÓRICO

Em novembro, o Correio do Estado noticiou que a prefeitura vai construir uma UPA para cães e gatos. Lançado em 2012, pelo então prefeito Nelson Trad Filho, o projeto passou por alterações e, segundo o atual chefe do Executivo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deve receber a estrutura para reforçar o atendimento.

Segundo Marcos Trad, como não foram obtidas verbas federais para a construção da unidade, a prefeitura aplicará recursos próprios no CCZ. “Aguardamos as emendas de Brasília. Não vieram. Então estamos readequando o CCZ e vamos abrir lá uma ala”, disse ao Correio do Estado.

Ainda não há custo estimado para a reforma, já que o projeto está nas primeiras fases de elaboração. “Faremos com recursos próprios, mas não sabemos ainda quanto, porque estamos terminando algumas adaptações no projeto”, justificou, apontando que essas mudanças vão garantir o pleno atendimento aos animais.

Trad garante que em 2020 entregará tudo. “Acreditamos que, no primeiro semestre, nós entregamos”, frisou. Também está prevista a mudança na estrutura do CCZ, com reforço no atendimento.

Comentários

Últimas notícias