Voz do MS

Meio Ambiente

Focos ativos de incêndio crescem 11% em relação ao primeiro semestre de 2021 em MS

jornalismo@vozdoms.com.br

Acréscimo é de 18% em relação ao centro-oeste; apesar do aumento no período, média mensal é inferior a do último ano

Até o fim do primeiro semestre deste ano, 1090 focos ativos de incêndio foram identificados em Mato Grosso do Sul.

Os números são 11% superiores aos 974 focos identificados no mesmo período de 2021, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o instituto, o acréscimo em relação ao primeiro semestre do ano passado também se aplica à macrorregião do Centro-Oeste.

Em relação ao mesmo período do último ano, a macrorregião registrou 8.965 focos, números 18% superiores aos 7.541 apontados pelo Inpe até o fim do primeiro semestre de 2021.

Além de  Mato Grosso do Sul, a macrorregião do Centro-Oeste conta com os estados de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.

Aumento não se reflete em média mensal de focos

Ao longo de 2021, foram identificados 38,1 mil focos no centro-oeste, e média mensal de 3,1 mil focos espalhados entre os estados da região, além do Distrito Federal. Com 8.965 focos de incêndio apontados pelo Inpe nos seis primeiros meses deste ano, a média deste ano corresponde a 1.494 focos mensais.

Conforme o Inpe, até o momento, o maior número de focos na macrorregião foi em maio deste ano (3.295). No ano passado, o maior número de focos do primeiro semestre foi em junho (2853).

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias