Voz do MS

Saúde

Fila de espera por consultas tem 32 mil pessoas em Campo Grande

Redação

[Via Correio do Estado]

Atualmente, pelo menos 32.151 pacientes de Campo Grande aguardam na “fila” por consultas em seis áreas: cardiologia, ortopedia, cirurgia ortopédica, endocrinologia, neurologia e neurocirugia. A maior espera é para ser atendido por um médico neurologista: são 9.072 pessoas à espera.

Nas demais especialidades, conforme o tamanho da fila, 8.473 pessoas esperam por consultas em ortopedia; 4.895 por consultas em neurocirurgia; 4.395 por consultas em endocrinologia; no aguardo de consultas em cirurgia ortopédica estão 2.801 pessoas e outras 2.515 esperam por consultas em cardiologia.

Os números foram apresentados pela promotora da Saúde da Capital, Filomena Fluminhan, ontem durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que discutiu o subfinanciamento do setor e do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.

O deficit dos recursos aliado à situação crítica da saúde no Estado prejudica todo o serviço. “Não há estrutura para o atendimento de toda a rede. O fluxo de quem procura o sistema precisa ser encaminhado. A fila tem que começar a andar, avançar”, disse a representante do Ministério Público (MPMS).

Comentários

Últimas notícias