Voz do MS

Cultura

Festival de Inverno de Bonito começa dia 26. Confira a programação

Redação

[Via Correio do estado]

Prestes a completar 20 anos de existência, o Festival de Inverno de Bonito trará, na sua 19ª edição – marcada para acontecer de 26 a 29 de julho – uma programação cultural que reforça o novo formato que o evento vem adotando nos últimos anos. “Não é mais um festival do Estado. É do município, e envolve com mais intensidade as comunidades e escolas de lá. Ele adquiriu um conceito que não se resume nos grandes shows e no entretenimento, mas que também inclui atividades que promovem respeito, valores, tolerância e democracia”, disse ontem o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Athayde Nery, durante a apresentação do evento.

A presença de artistas engajados e de representantes de movimentos sociais, como o negro e o LGBT, são exemplo dos esforços em democratizar o festival. Em especial na parte musical, a inclusão do sertanejo é um exercício de tolerância para o público que antes associava o evento a um desfile de estrelas  da MPB.
Em comparação às edições passadas, o Festival está mais enxuto quanto ao número de dias em que é realizado, porém, tem compensado isso com atividades mais descentralizadas e programação geral mais robusta. Nesta 19ª edição, estarão disponíveis mais de uma centena de atrações gratuitas, que vão somar 17 horas de movimentação na pequena cidade de Bonito.

PROGRAMAÇÃO

Teatro, dança, mostra de filmes, palestras, semimários, ação pró-conservação do meio ambiente e mostra gastronômica estão entre as atrações do Festival de Inverno de Bonito deste ano.

A maior parte delas  contempla artistas e personalidades de Mato Grosso do Sul.  Destaques entre os convidados de fora são o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil,   Rodrigo Sabatini (SC); o circo Nós no
Bambu (DF); a cantora do universo drag Glória Groove (SP); a companhia de teatro de rua De Pernas pro Ar (RS); a dupla Anavitória (TO); Renato Teixeira, que fará show com Almir Sater; o Balé Teatro Guaíra (PR).

Onze lugares diferentes (entre Praça da Liberdade, Centro de Múltiplo Uso, escolas e assentamentos) vão sediar as atrações.

Confira a programação completa no site do evento.

RETORNO

Durante a apresentação de ontem, Athayde Nery comentou, ainda, sobre o investimento de recursos públicos no Festival. “A cada R$ 1 investido, movimentamos R$ 7, e é um dinheiro que fica aqui. O Estado público está presente na cultura, mas também queremos incentivar o empresário local a
investir nela, que é uma necessidade”.

Comentários

Últimas notícias