Voz do MS

Educação

Escola de Dourados é exemplo na produção de alimentos em projeto de horta com os alunos

Redação

[Via Midiamax]

Lançado no primeiro trimestre deste ano, o projeto ‘Horta na Escola’ desenvolvido pela comunidade da Escola Municipal ‘Coronel Firmino Vieira de Matos’, no distrito de Macaúba, já produz resultados significativos.

Os mesmos alunos que iniciaram o plantio participaram, neste mês, da colheita das primeiras hortaliças que reforçam a merenda escolar no próprio estabelecimento de ensino e atendem, ainda, parte da comunidade externa.

De acordo com o diretor Mário dos Santos Almeida, que há 27 anos trabalha na escola, buscando cada vez maior integração com a comunidade, o projeto de horticultura passou a fazer parte da grade curricular, e os próprios alunos aprendem, alem de produzir alface, couve, rabanete, cenoura, berinjela, tomate, entre outras variedades, a conhecer as propriedades dos alimentos para a saúde e os valores nutritivos que ajudam a melhorar o cardápio da alimentação escolar.

Segundo o diretor, a ideia de ‘futuramente’ passar a atender o distrito, de forma mais abrangente, ajudando a fomentar a diversificação de alimentos da própria comunidade do distrito, se tornou realidade bem antes do previsto. “Já pudemos levar o excedente da primeira colheita para muitas famílias que tem a oportunidade de adquirir da nossa produção, com preços bem abaixo dos praticados no mercado”, comentou o professor Mario. A prefeita Délia Razuk esteve no distrito em maio, acompanhando o início desse projeto e elogiou a iniciativa da escola.

O secretário municipal de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios, foi orientado pela prefeita a oferecer todo o suporte necessário ao programa comunitário e, inclusive, convidado pela direção, participou da primeira colheita, junto aos alunos da escola rural. Atualmente, segundo o diretor da ‘Coronel Firmino’, a estufa está cheia de novas mudas para o segundo plantio.

Comentários

Últimas notícias