Voz do MS

Esportes

Em Campo Grande, boliviano diz ter sido o inventor do árbitro de vídeo

Redação

[Via Correio do Estado]

O boliviano Fernando Méndez Rivero, 62 anos, percorre a América do Sul a fim de provar que inventou, em 2005, o árbitro assistente de vídeo, popularizado como VAR (Video Assistant Referee, na sigla em inglês) após sua utilização na Copa do Mundo da Rússia. O engenheiro civil detalhou sua criação durante passagem por Campo Grande. Ele pede 500 mil dólares (aproximadamente R$ 2 milhões) de indenização para cada associação esportiva que colocou a tecnologia em prática.

Rivero alega que teve a ideia depois de uma decisão de campeonato entre dois arquirrivais de Santa Cruz de la Sierra, em 2004. Seu clube de coração e pelo qual jogou na década de 1970, o Oriente Petrolero, perdeu o título após sofrer um gol do Blooming nos minutos finais da partida. Segundo o engenheiro, o tento se originou de uma jogada irregular.

“Fiquei indignado e, como o engenheiro deve trabalhar por melhorias na sociedade, comecei a pensar neste projeto. Levei um ano para finalizar”, conta. Rivero diz que utilizou programas de computador para desenvolver o sistema. Algumas páginas do “dossiê” que o boliviano hoje carrega consigo mostram desenhos similares ao esquema adotado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Comentários

Últimas notícias