Voz do MS

Economia

Em audiência, Energisa volta a dizer que houve aumento de consumo

Redação

[Via Correio do Estado]

Deputados estaduais e vereadores de 54 municípios de Mato Grosso do Sul e da Capital, estão reunidos hoje em audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir o aumento nas contas de energia de todo o Estado. O diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto Dos Santos, também participa do encontro e voltou a afirmar que o que houve foi aumento no consumo de energia.

Os vereadores reclamam que a população tem ido às Câmaras pedir explicação do aumento, já que as contas em janeiro quase duplicaram de valor.

O vereador de Campo Grande, Valdir Gomes (PP), indicou a audiência pública depois de receber várias reclamações de contribuintes e de receber uma conta de R$ 1 mil a mais de dezembro para janeiro. "As cobranças vem tão pequenas nas contas que não dá pra ver. O imposto da minha conta veio R$ 717 e a Energisa não sabe dizer o que é", disse.

Amanhã, Gomes quer conversar com o vereador Papy (SD) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, para saber se é possível abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos. "Não sei se abriremos uma comissão, mas vamos analisar", explicou o vereador.

O presidente da Assembleia legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), falou que a audiência é pra mostrar que há uma organização estadual. "Estamos discutindo para que essa audiência seja técnica, pra gente poder saber o que está acontecendo e tentarmos resolver o problema", explicou.

Sobre o aumento, Corrêa disse que tem dois lados da conversa. "Janeiro foi muito quente e houve aumento no consumo. A conta é composta por 136 itens, que diferencia imposto, entre outras coisas. Solicitei a vinda do presidente da Aneel, que virá aqui no dia 14 de março, para podermos discutir essa situação ".

O diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto Dos Santos, falou que de uma conta de energia, apenas 20% é de responsabilidade da distribuidora. "O restante são impostos, encargos a própria conta de energia e queremos aproveitar esse espaço pra esclarecer o que aconteceu. Tivemos uma aumento bastante expressivo na energia entregue aos consumidores. Geralmente compramos 460 gigawatt/hora por dia e, em dezembro, compramos 490 gigawatt/hora de energia, 30 a mais, o que significa o consumo de três cidades como Corumbá, Dourados e Ponta Porã".

Santos disse que isso tem acontecido no Brasil todo. " Em MS foram 13 recordes históricos e pode colocar todo sistema em sobrecarga", afirmou, acrescentando que não houve aumento de tarifa, mas de consumo. Ele foi vaiado após a fala.

Comentários

Últimas notícias