Voz do MS

Geral

Dourados ganha “Academia Cidadã” para discutir novos rumos para a sociedade

Redação

[Via Correio do Estado]

Um grupo formado por advogados, professores e estudantes universitários das quatro instituições de ensino superior de Dourados criou esta semana a “Academia Cidadã” com o objetivo de levar para a população discussões sobre os novos rumos para a sociedade local e brasileira.

A “Academia Cidadã”, que deverá ganhar uma personalidade jurídica, tem como presidente o advogado e professor Rubens de Sousa. No dia 12 de maio, será realizado  o primeiro encontro no auditório da reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) a partir das 13h. É a Conferência “Universidade e Liberdade”

Também participam da coordenação da Academia o advogado Vlailton Carbonari e os estudantes Bruno Henrique, João Libório e Matheus Alano que estão mobilizando a comunidade universitária para participar da Conferência.

Neste primeiro encontro, segundo Vlailton Carbonari, será exibido o documentário “O Jardim das Aflições” do cineasta Josias Teófilo que trata da vida e obra do filósofo e escritor Olavo de Carvalho. Depois da exibição do filme haverá uma palestra e, em seguida, será aberto o debate.

“Até o final do ano vamos desenvolver outras atividades não apenas dentro das universidades para discutirmos outros temas relevantes sobre os rumos da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul e o Brasil”, explicou Carbonari.

O filme conta a trajetória do pensador brasileiro que atualmente vive nos Estados Unidos. Na juventude Olavo de Carvalho foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) sendo opositor do Regime Militar.  Olavo decepcionou-se com a ideologia marxista e tornou-se um anticomunista ferrenho e atualmente é considerado o responsável pelo surgimento da nova Direta no Brasil.

 

Comentários

Últimas notícias