Voz do MS

Geral

Dia 17 de maio combate a Homofobia em MS e lembra conquista histórica

jornalismo@vozdoms.com.br

Subsecretaria LGBTQIA+ cumpre calendário de ações durante todo o mês, inclusive nos presídios

Há 32 anos, em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirava a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, marcando a data com o Dia Internacional contra a LGBTfobia.

Diante do fato e da violência para com a classe, todo o mês de maio foi tomado para conscientização sobre diversidade. A subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT cumpre calendário de ações desde o começo do mês.

Em Mato Grosso do Sul a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+ celebra a data também os 11 anos da Lei nº 4.031, que institui o 17 de maio como Dia Estadual de Combate à Homofobia em MS.

“O Maio da Diversidade é uma jornada da cidadania LGBT+, nós lançamos oficialmente na segunda-feira (02), com o início dos Seminários Regionais de Políticas Públicas LGBT+, e na sequência já iniciamos algumas ações. Mas hoje estamos publicando o calendário completo para que todas as pessoas possam acompanhar e somar conosco nessa luta por respeito, cidadania e direitos”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos.

Hoje (17) acontece, de 13h à 17h, Roda de Conversa e Intervenções de Cultura, Cidadania e Saúde, na sede da SubsLGBT.

Depois de 17h, estão previstas intervenções, ações e performance da drag queen Thysmmy Kyssmmy. Depois, o prédio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura será iluminado com as cores do Arco Íris.

Por fim, o dia se encerra com uma mesa redonda tratando “Saúde Mental e o Enfrentamento contra a Homofobia e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, na Plataforma Meet.

Diversidade encarcerada

Em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a Subsecretaria preparou programação voltada para internos LGBTQIA+, que representam 2,6% da população carcerária do Mato Grosso do Sul.

Entre as ações atividades desportivas capacitações voltadas a policiais penais, da Capital e do interior sobre direitos e promoção de cidadania da população LGBT no sistema prisional.

Nesta terça-feira (17), tem palestra com a Defensoria Pública, no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. Já no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, haverá e lançamento do “Grupo Afirmativo de Gênero e Diversidade da SubLGBT” no dia 20.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias