Voz do MS

MS

Controladoria Geral do Estado define plano estratégico de ações até 2025

jornalismo@vozdoms.com.br

Evento de lançamento da CGE-MS foi realizado na manhã desta quarta-feira (20)

Nesta quarta-feira (20) foi lançado o “Plano Estratégico” da Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul, com a relação de ações que deve vigorar até o ano de 2026. Relativamente nova, a CGE só foi instituída em 2016 através de Emenda Constitucional Estadual.

Segundo o controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda os planos traçados hoje são para que, em quatro anos, o órgão torne-se excelência em cada uma de suas áreas de atuação.

“Ela [órgão] funciona na parte de controladoria, ouvidoria, promoção do controle social e na parte de corregedoria. Nos fazer reconhecido dentro do Estado como um órgão de excelência, na avaliação de políticas públicas, na área de auditoria, de proteção ao bem público, de correição e na área de relacionamento com a população, de controle social de promoção de interface com o cidadão na área de ouvidoria”, aponta Carlos Eduardo.

Hoje, a CGE-MS conta com cinquenta e nove auditores aprovados em concurso público, com formação escolar de nível superior completo, com habilitação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e Informática, e com 1 (um) Técnico em Auditoria.

Conheça

Conforme material da Controladoria, a CGE está encabida de prestar assistência direta e imediata ao Governador do Estado, no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e providências no âmbito do Executivo Estadual, relativos à defesa do patrimônio público; auditoria governamental; às atividades de corregedoria; ouvidoria; prevenção à corrupção, erros e de desperdícios; ao incremento da transparência pública e ao controle social e fomento das boas práticas de governança pública.

Juris Jankauskis Júnior, assessor de gabinete e chefe do setor de Governança e Comunicação, aponta que as ações devem acelerar e dar transparência nas ações da CGE.

“Tivemos um longo processo para a realização deste trabalho e, agora, chegou a hora de sairmos do planejamento e adentrarmos à execução daquelas que serão as ações de sustentação do nosso futuro. O nosso plano estratégico é inédito para a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul e fundamental porque é nele que se define o que a instituição quer ser e traça os passos necessários para chegar até o objetivo desejável”, afirma.

Por fim, Girão comenta que, através do planejamento é possível definir onde o órgão quer chegar até 2025. “A primeira fase de todo o trabalho foi encerrada e todos os nossos servidores participaram de uma maneira ou outra da elaboração daquilo que a Controladoria-Geral deve se tornar nos próximos anos. Vamos trabalhar em conjunto, mesmo nas áreas separadas”, conclui.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias