Voz do MS

Economia

Confiança dos empresários recua e afeta investimentos

Redação

[Via Correio do Estado]

Queda da percepção de confiança do empresariado industrial e comercial de Mato Grosso do Sul no fim do primeiro semestre de 2018 teve como estopim a paralisação dos caminhoneiros, apontam sondagens realizadas pelas federações dos setores no Estado. Porém, a incerteza do cenário político e as instabilidades no mercado internacional também têm levado investidores a “colocarem o pé no freio” em relação a investimentos e na aceleração da atividade econômica.

O Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI) de MS, da Fiems, que é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, foi afetado pela paralisação de maio. A greve prejudicou o processo de produção de várias unidades industriais sul-mato-grossenses no mês e os reflexos começam a ser sentidos agora.

Em maio, o IGDI alcançou 48,1 pontos, indicando recuo de 6,5 pontos na comparação com o mês de abril. O índice de intenção de investimento também caiu, de 61,8 para 53,7 pontos. Do mesmo modo, houve queda na participação das empresas que contrataram no mês, saindo de 8,8% em abril para 3,9% em maio.

Comentários

Últimas notícias