Voz do MS

MS

Com temperaturas perto de 40ºC, umidade do ar despenca em MS

Redação

[Via Correio do Estado]

Característica do inverno sul-mato-grossense, o tempo seco tem apresentado níveis alarmantes neste ano, chegando aos 11% neste domingo (15), em várias cidades do Estado. A baixa umidade, somada às altas temperaturas, pode causar problemas de saúde.

Conforme informações do meteorologista Natálio Abrahão, Campo Grande e Coxim apresentaram 11%, nível crítico, por volta de 15h. Sonora e Costa Rica marcaram 12%, enquanto Água Clara, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste ficaram na faixa dos 13% a 14%. Aquidauana foi a que apresentou a maior umidade, que estava em 24%.

Estes níveis, entre 12% e 20%, são considerados alarmantes pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com risco a saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de incêndios florestais.

A defesa civil orienta para que nessas situações que as pessoas bebam bastante líquido, evitem fazer atividades físicas, não fiquem no sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifique o ambiente.

ALTAS TEMPERATURAS 

A baixa umidade do ar acompanha as altas temperaturas, que chegaram aos 42ºC. Campo Grande marcou 39,8ºC, Aquidauana e Maracaju marcaram 39,2ºC e Água Clara 39,4ºC. São Gabriel, Sidrolândia e Sonora ficaram na casa dos 38º e Costa Rica e Três Lagoas na casa dos 37ºC. Coxim chegou aos 42,9ºC.Todas as cidades tinham sensação térmica acima dos 41ºC, enquanto na Capital, a sensação chegou a 44ºC e Coxim aos 49ºC.

Segundo o Inmet, amanhã (16), um sistema frontal passa pelo sudoeste e sul do estado, provocando aumento de nebulosidade e declínio nas temperaturas. Na terça (17), a frente fria perde suas caracteristicas e se afasta da região, se deslocando pelo Estado provoca alguma nebulosidade, mas o domínio da massa de ar tropical quente e seca acaba prevalecendo.

Quarta-feira (18), os ventos do quadrante sul favorecem o declínio nas temperaturas e transporte de umidade para o sul de MS, mas a umidade relativa do ar continua baixa, especialmente à tarde, no centro-norte e nordeste.

Comentários

Últimas notícias