Voz do MS

Geral

Com Selo do SIM varejistas ganham confiabilidade junto à população

Redação

No começo dessa semana, o SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Campo Grande (SIM/CG), entregou mais um certificado, o selo que garante a qualidade do que é produzido pelas empresas que trabalham com produtos de origem animal. A médica veterinária Paula Ibrahim, responsável técnica da Associação dos Vendedores e Produtores de Leite Caipira – ACPLC, recebeu o Selo de Registro no SIM e agora pode vender seus produtos.

“Receber esse certificado hoje é uma vitória nessa batalha que estamos vivendo desde 2002 quando a indústria foi criada. Entendemos que daqui pra frente poderemos avançar com a qualidade dos nossos produtos”, afirmou Paula Ibrahim, destacando a parceria e apoio da  Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia).

As empresas que já receberam o selo do SIM podem vender seus produtos no âmbito do município, e a Sedesc trabalha para aderir ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), buscando uma equivalência junto ao Ministério da Agricultura, para que os estabelecimentos registrados no SIM/CG possam comercializar seus produtos em todo território nacional.

Valdemir Guarinão, proprietário da Du Porco Indústria e Comércio de Carnes, atesta a competência e confiabilidade para quem compra os produtos que têm esse selo. “A adesão ao SIM é uma porta que se abre ao setor produtivo, para que os varejistas e a população encontrem produtos certificados e inspecionados, com a qualidade que a comunidade precisa. É muito bom que as empresas façam adesão ao selo do SIM”, destaca. A Du Porco é uma casa de carnes suína onde são produzidos e industrializados embutidos e defumados, além de cortes especiais de suíno.

Claudionor Pedro, proprietário do Comércio São Pedro, empresa que produz 5 tipos de linguiças, charque e carcaça suína, destaca que conseguir a certificação do SIM “foi uma grande benção na vida da empresa, que hoje tem uma clientela muito maior, graças à confiabilidade que o selo transmite aos seus clientes”.

Dados do SIM

O SIM/CG já concedeu ou renovou o selo de inspeção a 26 empresas que trabalham nessa área. Essas empresas foram inspecionadas e receberam o selo após a sanção da atualização da Lei do SIM. Atualmente existem 20 processos em andamento de regularização para concessão do Certificado de Registro.

“O certificado concedido pelo SIM garante a inocuidade dos alimentos, principalmente os produzidos pelos pequenos estabelecimentos”, afirma Melquiades Silva, chefe do SIM na Prefeitura da Capital. Automaticamente ocorre a melhoria da qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população e o fomento dos pequenos empreendimentos rurais que beneficiam produtos de origem animal. A equipe técnica da Sedesc realiza permanentemente um trabalho didático de orientação aos pequenos produtores que dependem do selo do SIM para comercializar seus produtos com garantia de qualidade.

Via CGNotícias

Comentários

Últimas notícias