Voz do MS

Saúde

Com apenas um médico, posto de saúde redireciona consulta para outras unidades

Redação

[Via Correio do Estado]

Com apenas um médico atuando na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Batistão, as consultas e atendimentos da população da região estão sendo redirecionadas para outra unidade de saúde. Conforme o Conselho de Saúde da região, a unidade deveria atender cerca de 11 mil pessoas por mês, mas está atendendo atualmente apenas 3,6 mil pacientes aproximadamente.

Pacientes que preferiram não se identificar denunciaram ao Correio do Estado que desde o mês passado há apenas uma médica atendendo no local. A profissional ainda estaria com férias marcadas para as próximas semanas.

As informações são de que deveria haver três médicos atendendo no local, porém em maio um dos profissionais foi transferido para outra unidade. Já no mês passado, um segundo médico também foi transferido e nenhum outro foi colocado no local.

De acordo com o presidente do Conselho Gestor de Saúde da região, João Romero, a unidade atende cerca de 11 mil pessoas, sendo uma média de 3,6 mil por médico no mês. “Me parece que a única médica que sobrou vai entrar de férias na semana que vem. E sem nomeação, não colocam ninguém no lugar temporariamente para cobrir férias, por exemplo. Isso sobrecarrega e ninguém é atendido”, explicou.

Ainda conforme Romero, o posto não fica lotado igual as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) porque as consultas na UBSF são marcadas. “As pessoas chegam cedo, ficam sabendo que não tem médico e não serão atendidas. Ai vão embora”, completou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou que há apenas um profissional atuando na unidade, e que enquanto nenhum outro profissional é lotado no local, as consultas e atendimentos são transferidos para outros postos.

“A unidade conta com três equipes de saúde da família, sendo que cada uma com um profissional médico. Entretanto, um profissional continua lotado na unidade, realizando os atendimentos. Já foi solicitada a ida de mais profissionais, sendo que as convocações para contratações de médicos publicadas no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) visam atender a demanda desta e de outras unidades. Os pacientes que necessitam de atendimento podem ser remanejados para outras unidades próximas”, diz a nota sem comentar sobre a possibilidade da última médica do local entrar de férias nos próximos dias.

Comentários

Últimas notícias