Voz do MS

Geral

Caravana de pescadores vêm a Campo Grande para audiência pública sobre a Cota Zero

Redação

[Via Correio do Estado]

Cerca de duas caravanas com pescadores, isqueiros, piloteiros e empresários de turismo que são contra a Cota Zero, que prevê a redução da pesca amadora para esse ano, virão para Campo Grande participar de audiência pública, prevista para ocorrer amanhã (20) às 18h. Conforme apurado pelo Correio do Estado, mesmo em confronto com a Polícia Federal no último domingo, os manifestantes permanecem bloqueando o Rio Paraguai que faz divisa com outros países.

Na manhã desta terça-feira (19), cerca de 60 pessoas estão em 20 barcos espalhados bloqueando o rio estão em protesto contra o decreto. Informações são que, os manifestantes só vão desocupar o rio quando tiverem um posicionamento do Governo do Estado.

A audiência pública sobre a Cota Zero está prevista para acontecer na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), localizada na Avenida Mato Grosso, 4700, Bloco A.

Foram convidados para discutir o impacto do decreto – que vai instituir as medidas para as pescas nos rios de Mato Grosso do Sul – os órgãos de meio ambiente do Estado, o Governo do Estado, associações de pescadores, empresários de turismo, pesquisadores e juristas.

COTA ZERO

O projeto que deve instituir a cota zero para pesca amadora em Mato Grosso do Sul entrará em vigor a partir de 2020, conforme informado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) , ao final de uma reunião realizada no último dia 6 de fevereiro.

No entanto, o decreto que instituirá a medida deve ser publicado ainda neste mês pelo Governo do Estado. Apesar do recuo quanto a cota zero, ainda não há definição de como será a liberação da pesca este ano.

Isso porque a proposta do governo era de permitir apenas 5 kg de pescado mais um exemplar, menos do que é atualmente, de 10 kg e mais um exemplar.

Comentários

Últimas notícias